ECOIE e seminário encerram atividades da Semana
Cerca de 500 alunos de escolas públicas e particulares de Varginha participaram da abertura oficial da Semana do Meio Ambiente de Varginha nesta segunda-feira (4) no Theatro Municipal Capitólio, espaço tombado pelo patrimônio cultural do município. A iniciativa da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), e do Grupo de Parceiros Ambientais é realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
A solenidade de abertura contou a com a presença do prefeito Eduardo Carvalho Corujinha, o presidente da Câmara Municipal, Vérdi Lúcio Melo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Donizeti Leão de Miranda, o presidente do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), José Carlos D'alessandro Bueno, o representante do Grupo de Parceiros Ambientais de Varginha, Alencar de Souza Filgueiras entre outras autoridades civis e militares.
Os alunos da Escola Batista e Escola Municipal Professora Helena Reis (Caic II) apresentaram-se no palco do Capitólio. Eles foram assistidos pelos estudantes da Escola Estadual Afonso Pena, Escola Estadual Professor Antônio Domingues Chaves, Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende e Escola Municipal José Augusto de Paiva.
Ações ambientais – A Semana do Meio Ambiente começou na sexta-feira (1º) com palestra no auditório do Unis, com alunos da instituição. A palestra foi ministrada pelo geógrafo e analista ambiental Fernando Sérgio Fogli. No sábado (2) a Praça do ET cedeu espaço para a estrutura que recebeu o Mutirão do Lixo Eletrônico. No domingo (3) cerca de 200 pessoas foram até o Parque São Francisco, espaço tombado pelo patrimônio cultural do município, para a Caminhada Ecológica. Houve alongamento com professores de Educação Física, aferição de pressão e caminhada de três quilômetros pela trilha do parque.
Seminário e ECOIE – Nesta terça-feira (5) duas atividades serão realizadas no Capitólio. Os participantes verão a 10ª edição da Mostra Ecológica das Instituições e Empresas Comprometidas com o Meio Ambiente, a ECOIE, no Foyer Aurélia Rubião.
Ao mesmo tempo, será realizado o Seminário Regional do Meio Ambiente. Haverá palestras e discussões durante todo o dia. O credenciamento será às 8h e a primeira palestra começa às 9h30 com o engenheiro ambiental Miguel Veiga. Ele falará sobre “Resíduos sólidos da construção civil”. Às 10h30, o tema será o “Código Florestal”, ministrado pelo advogado Anderson Siqueira. Em seguida, haverá debate de meia hora sobre o tema.
Às 13h45, o representante da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SUPRAM), o advogado Rodrigo Mesquita Costa, ministra a palestra “Direito internacional e proteção ambiental”. A última palestra do seminário ficará por conta do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Bruziguessi. O palestrante tratará do tema “Mobilidade urbana”. Para encerrar, os participantes terão mais 30 minutos para discutir o tema.