Os alunos da 23ª turma do Programa de Profissionalização Adolescente Consciente (Propac), através do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), autarquia da Prefeitura de Varginha, esbanjaram criatividade na 16ª edição da Exposição de Marketing Adolescente Consciente (EMPAC), evento realizado na última terça-feira (5).
Dezenove estantes foram montados para que os cerca de 121 jovens pudessem expor os seus trabalhos realizados durante o curso. Os adolescentes do PROPAC criaram produtos diferenciados, com marca e o serviço oferecido. Os trabalhos são avaliados por jurados e os vencedores são conhecidos na formatura do PROPAC, realizada no final do semestre.
Na EMPAC, os jovens tratam os visitantes como clientes que acompanham a criação dos “empreendedores”. As criações são as mais diversas, desde grandes imóveis até empresas diversificadas e projetos de preservação do meio ambiente.
O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha esteve na exposição e disse que ficou surpreso de ver os detalhes dos projetos criados pelos alunos. “É um capricho que merece todos os elogios. Os professores e os jovens se dedicam durante todo o semestre e o que vemos aqui é um retrato das aulas práticas”, ressaltou.
PROPAC - O Programa de Profissionalização Adolescente Consciente (PROPAC) possui duas unidades, nos bairros Vila Bueno e Barcelona. Os adolescentes participam de cursos técnicos visando o mercado de trabalho, além de participarem de iniciativas com o objetivo de formar cidadãos responsáveis. Depois do curso, os adolescentes são encaminhados para estágios no setor público e privado.
De acordo com a presidente do CDCA, Karina Braga Baroni Carvalho, a intenção é que os jovens sintam como funciona o mercado de trabalho e “saibam lidar com os desafios do mundo profissional. Além dos projetos, na EMPAC eles reforçam o diálogo e perdem o medo de expor ideias e lidar com o público”, lembrou.