O prefeito de Varginha Eduardo Carvalho Corujinha reuniu na manhã de hoje (25) com prefeitos e secretários da macrorregião sul e integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento dos Serviços de Atendimento de Urgência e Emergência do Sul de Minas (CISGEM) para a concretização de nova etapa do projeto de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). A sede da Central de Regulação será no município varginhense.
No encontro, o prefeito Corujinha, presidente do Cisgem regional, e outros membros do consórcio anunciaram a descompatibilização da atual diretoria do consórcio. O Cisgem será presidido, a partir desta segunda-feira, pelo prefeito de Santana da Vargem, Argemiro Rodrigues Galvão. Durante a assembleia, também foi apresentada a diretoria executiva do SAMU 192 formada pelo coordenador geral Hermógenes Vaneli, o coordenador médico Daniel Neves e o coordenador de enfermagem Carlos Brasil.
O prefeito Eduardo Carvalho informou aos presentes que o diálogo e ações do município de Varginha junto ao Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde são constantes. “O apoio do governo federal por meio do Ministério da Saúde, juntamente com o governo estadual, concretizará em breve mais uma conquista importante para os varginhenses e outros milhares de sulmineiros”. “Varginha sediará uma das maiores centrais de regulação em números de municípios participantes” acrescenta o prefeito. O SAMU 192 integra 153 cidades e atenderá uma população de cerca de 3 milhões de habitantes.
O presidente do consórcio, a diretoria executiva do SAMU 192, prefeito e secretários integrantes do Cisgem discutiram sobre os recursos e convênios que viabilizarão o início da operacionalização, a definição das bases descentralizadas e o plano de Atenção às Urgências e Emergências da macrorregião Sul.