A UPA 24 Horas Francisco Corrêa de Carvalho foi inaugurada no dia 8 de junho de 2012. A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, do prefeito Eduardo Carvalho Corujinha, do deputado federal Odair Cunha, do secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli, autoridades da área de saúde e da administração pública, civis e militares, vereadores, prefeitos do Sul de Minas e lideranças comunitárias.
O ministro Alexandre Padilha destacou o trabalho executado na cidade e classificou a unidade como a melhor, a maior e mais completa do Brasil em termos de estrutura e equipamentos. Padilha também exaltou a parceria das três esferas de governo e colocou-se à disposição para futuras parcerias entre o governo federal e a administração municipal. Padilha cumprimentou o prefeito pela relação construtiva com o Estado e com o governo federal e pela persistência, “fator fundamental” para a conquista de uma UPA 24 horas desse porte.
Com investimento de R$ 7 milhões, dos quais R$ 2,4 milhões do município, relativo ao custo do imóvel, a UPA tem 2.200 m2 de área construída, num terreno de 5.000 m2 no bairro padre Vítor. A unidade tem capacidade para atender a 450 pacientes por dia, com seis médicos de plantão.
A UPA 24 horas funcionará como hospital de pronto-socorro, inclusive com atendimento infantil. Irá atender casos de complexidade intermediária voltada para o atendimento de urgência e emergência. A partir do primeiro atendimento os médicos definem a necessidade de encaminhamento para os hospitais de referência.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” disse que aguarda com ansiedade o início dos atendimentos, já que a população terá uma unidade padronizada, profissional, humanizada e confortável. “É um momento único para a saúde de Varginha. É uma obra que marca a história da saúde no Sul de Minas e que vai mudar o conceito de pronto-atendimento no nosso município, já que é dez vezes maior que o pronto-socorro do Hospital Bom Pastor”, afirmou o prefeito.