A falta de um sistema de informação na Semel foi um dos grande problemas encontrados pelo Secretário Toninho Gonçalves, o que dificultou sobremaneira a busca por informações. Os computadores não eram suficientes, e muita sócias eram feitas por maquinas datilográficas.
Além disso o espaço de atendimento ao púbico, que deveria ser receptivo, não atendia as necessidades da secretaria, faltava estrutura, e os atendimentos eram feitos em pé.
Os arquivos de documentos eram feitos com pastas AZ, dificultando a agilidade do processo e os móveis velhos, mesas sem gavetas, cadeiras quebradas, arquivos e pastas suspensas enferrujados. Faltava também equipamentos no setor externo, para poda, capina e para manutenção de campos, quadras, pistas de skate e bicicross, isso sem contar a iluminação interna, precária. Estes foram problemas encontrados pelo secretário. Hoje a realidade é outra e deve melhorar ainda mais.
Desafio vencido
Desafiando todas as dificuldades, em 100 dias de governo o Secretário de Esporte Toninho Gonçalves conseguiu transformar a Semel, promovendo melhorias que resultaram na melhor satisfação de funcionários e atletas. Começou pela organização da estrutura física da sede, incluindo sala de troféus, departamento técnico e sala de manutenção. Em seguida promoveu a limpeza e conservação dos campos da SEMEL, Nego Horácio, Estádio Municipal, Canaã, Campo do Flamengo, e de todas as quadras vinculadas a administração da Secretaria .
Realizou ainda pintura de uma das quadras na sede da SEMEL , reformou o placar o vestiário e as dependências do Estádio Municipal (Melão) conforme solicitação do CREA, vigilância sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro e promoveu a manutenção em várias quadras e academias de ruas, melhoria do gramado de todos os campos e a revitalização do jardim da SEMEL .
Todos os funcionarizo da Semel receberam curso de capacitação para melhor atenderem o público, isso sem contar que os responsáveis pela piscina foram treinados para o serviço. Em torno de 200 pessoas da comunidade foram atendidas até a presente data e além disso foi realizada parceria com médico para exames clínicos dos atletas Dr. Jhon
O lançamento dos projetos SEMEL Saúde, Semel Gestante e Semel Unis nos bairros foi umas das grandes realizações da Secretaria, que através dessas inciativas descentralizou suas atividades, estendendo os serviços a outros públicos. “Fizemos ainda uma parceria com estagiários do Unis que hoje nos auxiliam trabalhando com os atletas, e graças ao excelente relacionamento que temos com o Governo do Estado conseguimos investimento da Secretaria do Estado de Esportes que possibilitaram a criação de novas modalidades esportivas”, contou o Secretário Toninho Gonçalves que pretende dar continuidade as reformas das quadras, ampliar as academias rua, lançar um projeto voltado para os cadeirantes, incluindo ai a construção de um Centro de reabilitação e abrir novos núcleos esportivos na cidade .