Desde o início do ano uma equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Varginha vem realizando palestras em escolas e Programas da Saúde da Família dos bairros sobre “Bullyng”, “brincadeira” que já é considerada, infelizmente, como uma das mais comuns formas de violência contra jovens e adolescentes..
São utilizados durante a exposição do tema, ilustrando as gravíssimas consequências desta “brincadeira criminosa”, acontecimentos reais como o triste episódio de Realengo no Estado do Rio de Janeiro, que ficará marcado na história do País, como um dos mais tristes e violentos massacres contra os brasileiros. Tais exemplos servem para explicar e também se aproximar da realidade dos estudantes, lançando questões como motivações, meios utilizados e também as consequências que este tipo de atitude e prática acarreta, não só dentro das instituições escolares, como em qualquer outro meio de convívio social.
Para quebrar as rotinas das palestras são aplicadas também dinâmicas de grupo, que incentivam a convivência social, o respeito ao companheiro, a aceitação, a educação e principalmente a quebra de paradigmas culturalmente inseridos no meio social, como o preconceito às raças, cor, deficiências físicas, credo, estereótipos físicos, classes sociais e opção sexual.
Com um público estimado entre 50 e 100 pessoas, entre alunos, professores, funcionários das escolas e dos PSF`s, assistem estas palestras que tem em média a duração de 50 minutos