Desafios do Sistema Nacional de Cultura
"Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" tema da 3ª Conferencia Municipal da Cultura que a Fundação Cultural de Varginha promove amanhã, sexta-feira, 09 de agosto, no auditório da Associação Comercial de Varginha, às partir das 8h, será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.
A Conferência reunirá o que tem de mais representativo das comunidades cultural e educacional e será alavancada por um material técnico e didático de alto nível.
Abertura do evento acontecera as 8h com a homologação do Regimento Interno pelo Plenário da Conferência, seguida da IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS, CULTURA E DESENVOLVIMENTO. Pela manhã serão ainda debatidos a PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL. E a PRESERVAÇÃO, VELAMENTO E RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E CULTURAL TOMBADO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA , com enfoque especial no Theatro Capitólio, Museu Municipal, Estação Ferroviária e Praça D. Pedro II (Jardim do Sapo).
Na parte da tarde os membros efetivos da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha receberão o documento denominado “AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, SISTÊMICA E OPERACIONAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA”, abordando as diretrizes gerais, os princípios básicos, o foco e os projetos estruturantes do PLANO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO DE VARGINHA (em plena execução), instrumento e mecanismos de polarização e irradiação da Política Pública Municipal de Cultura.
A Etapa Regional da Conferência Municipal de Cultura devera acontecer até o dia 15 de setembro de 2013 e a III Etapa Estadual e Distrital até o dia 29 de setembro de 2013.