"Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" foi o tema da 3ª Conferencia Municipal da Cultura que a Fundação Cultural de Varginha promoveu nesta sexta-feira, dia 09 de agosto. O encontro ocorreu no auditório da Aciv - Associação Comercial de Varginha. Nos debates foram abordados temas como a introdução do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, a produção simbólica e diversidade cultural, também sobre a cidadania e direitos culturais, e ainda sobre cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.
A Conferência reuniu o que tem de mais representativo das comunidades cultural e educacional e foi alavancada por um material técnico e didático de alto nível.
Abertura do evento ocorreu às 8h com a homologação do Regimento Interno pelo Plenário da Conferência, seguida da Implementação do Sistema Municipal de Cultura - Cidadania e Direitos Culturais, Cultura e Desenvolvimento. Pela manhã foram ainda debatidos a produção simbólica e diversidade cultural, além da preservação, velamento e restauração do patrimônio arquitetônico e cultural tombado de Varginha, com enfoque especial no Theatro Municipal Capitólio, Museu Municipal, Estação Ferroviária e Praça D. Pedro II (Jardim do Sapo).
Na parte da tarde os membros efetivos da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha receberam o documento denominado “Avaliação Institucional, Sistêmica Operacional da Política Pública de Cultura do Município de Varginha”, abordando as diretrizes gerais, os princípios básicos, o foco e os projetos estruturantes do plano de desenvolvimento cultural sustentável do município de Varginha (em plena execução), instrumento e mecanismos de polarização e irradiação da Política Pública Municipal de Cultura.
Foi também lançada a 1ª edição do Jornal VARGINHA CULTURAL. Ele traz um balanço das principais ações desenvolvidas pela Fundação Cultural de Varginha no primeiro semestre de 2013.
"Fundação Cultural e Prefeitura Municipal: trabalho sério com comprometimento e dedicação em prol de uma Varginha muito melhor para todos nós!"