Aproveitando que no mês de setembro de 2013, nosso Hospital Bom Pastor completou 24 anos de existência e apesar de todas as 650 inconformidades hospitalares e a alta dívida que recebemos no dia primeiro deste ano, já temos motivos para comemorar com humildade e alegria juntamente com o 131º aniversário de Varginha, cuja população abençoada compreendeu em 2012, a necessidade de mudanças urgentes. Muitas dificuldades ainda temos que vencer, pois não se muda conceitos de 12 anos com pouco tempo de gestão. A reconstrução de quaisquer estruturas físicas, administrativas, financeiras e valores morais não se conseguem sem antes demolir o mal feito para depois planejar e reformar tudo nos termos da legalidade, transparência e qualidade, “não pensando nas próximas eleições e sim nas próximas gerações” – WINSTON CHURCHILL.
Hoje, além de sermos referência em oncologia para 176 cidades, somos também a partir de janeiro de 2013 rede de resposta para um milhão de habitantes na qualidade de trauma um, temos o maior número de leitos para internação clínica da região, 52 no total e estamos atendendo o Programa de Atendimento Domiciliar – PAD (Melhor em Casa), com 120 pacientes internados em suas casas, assistidos por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos etc. Estamos com toda a nossa dívida escalonada e em dia, também fornecedores, médicos, funcionários com seus pagamentos atualizados. Com gerenciamento conseguimos melhor eficácia, correção de distorções funcionais e salariais e trazendo a fila da oncologia para menos de 60 dias, isto trabalhando na radioterapia 20 horas diárias em média. Não faltam medicamentos e materiais. Adquirimos um tomógrafo de ponta, conseguimos do Governo Federal um milhão de reais para melhoria da oncologia e estamos com projeto para conseguirmos mais um acelerador linear para a radioterapia. Atendemos somente SUS, portanto nenhum usuário deve pagar nada para ninguém ao utilizar-se dos serviços do Hospital Bom Pastor.
Em que pese o emperramento da máquina pública devido a sua alta burocracia estamos cumprindo rigorosamente a legislação pertinente.
Com a eficácia do gerenciamento da Diretora Geral Hospitalar, Genesi Aparecida Marcellino, Diretora Administrativa, Maria Cristina Cavalcanti Lemos, Diretora Técnica, Mary Elisabeth Ferreira Almeida, Diretor Clínico, Dr. Rui Barbosa Rodrigues Cândido, a ajuda de nosso Secretário de Saúde, Dr. José Valério, todos os colaboradores do Hospital e a maior parte dos médicos.
Eis abaixo a nossa produção até setembro de 2013:
FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE VARGINHA – FHOMUV |
||
TABELA – PRODUÇÃO HOSPITALAR / ASSISTENCIAL |
||
ANO 2013 |
||
TIPO |
|
|
TOTAL |
MÉDIA |
|
Ambulatório – Ortopedia |
4.874 |
542 |
Assistência Social |
2.871 |
319 |
Braquiterapia (sessões) |
159 |
18 |
Broncoscopia |
267 |
30 |
Buxo-Maxilo_Facial |
907 |
101 |
Cintilografia Óssea |
387 |
43 |
Colonoscopia |
192 |
21 |
Consultas Oncológicas |
4.691 |
521 |
Endoscopia |
186 |
21 |
Exames de Ecocardiograma |
241 |
27 |
Exames de Raio-X |
13.997 |
1.555 |
Exames de Ultra-sonografia |
1.664 |
185 |
Exames Laboratoriais |
65.644 |
7.294 |
Fisioterapia |
9.200 |
1.022 |
Fonoaudiologia |
1.561 |
173 |
Internações Clínica/Cirúrgica |
3.483 |
387 |
PAD – Programa de Atenção Domiciliar |
6.756 |
751 |
Psicologia |
3.702 |
411 |
Pronto Atendimento |
27.741 |
3.082 |
Quimioterapias Realizadas |
17.419 |
1.935 |
Ressonância Magnética |
160 |
18 |
Retossigmoidoscopia |
19 |
2 |
Sessões de Radioterapia |
59.731 |
6.637 |
Tomografia computadorizada |
1.110 |
123 |
TOTAL/MÊS |
226.962 |
25.218 |
Primeiro agradecemos a Deus, e em segundo lugar a vontade política do Senhor Prefeito Antônio Silva em resgatar o Hospital de acordo com os parâmetros do passado até o ano de 2000, o qual tinha 98% de aceitação e acertos. O Sr. Prefeito Antônio Silva que a par das dificuldades do Município de Varginha, com relação às suas dívidas, o mesmo não se furtou ao seu compromisso de subvencionar esta Instituição a fim de manter a dignidade de todos que necessitam da Fundação. Agrademos também a Câmara Municipal de Vereadores, que aprovou todos os nossos projetos.
Nesta oportunidade gostaríamos de fazer um agradecimento especial aos médicos do Pronto Atendimento e também aos especialistas que não mediram esforços para salvar vidas e amenizar o sofrimento dos clientes, mesmo com as instalações precárias que assumimos em janeiro e estamos tentando melhorar dia a dia.
Parabéns Varginha pelo seu aniversário de 131 anos e parabéns Hospital pelos seus 24 anos de existência.
Conselho Curador da Fhomuv