Considerando a obrigatoriedade de manter atualizadas as informações relacionadas à Saúde e ao Cadastro Único, como pesagem, medição, vacinas em dia, informações de endereço atualizadas, renda, escolaridade e pessoas residentes no domicílio, para a manutenção do Benefício Bolsa Família, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, através do Cadastro Único, e da Secretaria Municipal de Saúde programaram uma mobilização que acontecerá na sede do CRAS do Carvalhos, na Rua Horácio de Carvalho, nº 35, bairro Carvalhos, no sábado, dia 23 de novembro, e vai abranger apenas os beneficiários do Programa Bolsa Família que residem no bairro que receberam uma correspondência contendo uma carta convocatória e a relação de documentos necessários para a atualização do Cadastro Único.
Na oportunidade serão realizadas no sábado, das 8 às 12 horas, a pesagem e medição das crianças menores de 7 anos e das mulheres de 14 a 44 anos e a atualização cadastral, assim como prestação de informações sobre os Programas Sociais associados ao Cadastro Único. Trata-se de uma ação conjunta com o intuito de mobilizar as famílias para a realização dessas ações e evitar assim o cancelamento de benefícios pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
Para o recadastramento, as famílias que receberam a correspondência deverão levar a Caderneta de vacinação, o Cartão da Unidade Básica de Saúde (Número do prontuário), documentos originais de todas as pessoas da casa, incluindo declaração escolar das crianças e adolescentes, que deve ser solicitada com antecedência na escola. Todos os comprovantes e declarações devem ser recentes, emitidos no máximo há 30 dias.
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
DOCUMENTOS DE TODOS ADULTOS:
- Cópia da Carteira de identidade (Frente e verso);
- Cópia da Carteira de Trabalho mesmo que não esteja registrada (Cópia das páginas com a foto, qualificação civil e último contrato de trabalho frente e verso, PIS / PASEP);
- Cópia do CPF e do Título de Eleitor ;
- Cópia da conta de energia (CEMIG) a mais recente;
- Cópia da conta de água (COPASA) a mais recente;
- Cópia da Certidão de Casamento ou de Nascimento. Certidão de Óbito somente em caso de falecimento de algum membro familiar que faça parte do cadastro.
- Em caso de gestantes, cópia do cartão Pré-Natal.
DOCUMENTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
- Cópia da Certidão de Nascimento;
- Cópia do CPF, Carteira de Identidade (frente e verso), Título de Eleitor e Cópia da Carteira de Trabalho mesmo que não esteja registrada (Cópia das páginas com a foto, qualificação civil e último contrato de trabalho frente e verso, PIS / PASEP);
- Declaração escolar de todos os estudantes (emitida nos últimos 30 dias);
COMPROVANTE DE RENDIMENTOS :
Assalariado:
- Cópia do último recibo de salário (Holerite) de TODOS que trabalham;
- Cópia da Carta de Concessão do Benefício do INSS e do BPC e último recibo de pagamento do benefício de quem for aposentado, pensionista ou afastado por motivo de doença.
Não Assalariado:
- Declaração de Autônomo (preencher no local)
Desempregado:
- Declaração de Desempregado (preencher no local)
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
Observação: Quando o Responsável Familiar não possuir CPF e/ou Título de Eleitor não poderá participar de quaisquer programas que pertencem ao Cadastro Único.
É obrigatória a apresentação dos DOCUMENTOS ORIGINAIS de todos que moram na casa, juntamente com as cópias.
Para quem já recebe o benefício Bolsa Família, deverá pesar e medir todas as crianças menores de 07 anos e mulheres de 14 a 44 anos na Policlínica do bairro a cada 06 meses. O comprovante desta pesagem deverá ficar na Policlínica ou PSF.