Aprendendo além da Escola
A Escola Municipal Professora Helena Reis, CAIC II, através das Professoras Luciane Miguel e Laureli Rossignoli, vem desenvolvendo há três anos consecutivos o ”Projeto Aprendendo além da Escola”, que tem por objetivo, através de passeios culturais, relacionar os conhecimentos aprendidos na disciplina de Ciências e Matemática.
Dentro deste contexto, os alunos do Ensino Fundamental II visitaram o Jardim Zoológico e Botânico de Belo Horizonte onde puderam conhecer várias espécies animais de diversos grupos taxonômicos e de diferentes biomas brasileiros bem como do Reino Unido, África, Peru, Bolívia e outros. No Jardim Botânico o enfoque foi para os estudos voltados para a conservação das espécies ameaçadas de extinção.
Em seguida, para aplicação dos conceitos matemáticos sobre a geometria, os alunos visitaram o Estádio Mineirão, o ”Gigante da Pampulha” , considerado o maior estádio do Brasil, perdendo apenas para o Maracanã. A Minas Arena, concessionária que administra o Mineirão disponibilizou monitores para acompanhar os visitantes.
“Conhecemos o Museu Brasileiro de futebol, os camarotes, a sala de imprensa, o campo e a sala de treinamentos dos jogadores, onde os alunos tiveram contato com as bolas utilizadas no Campeonato Mineiro, Copas das Confederações e Campeonato Brasileiro, finalizando com uma abordagem sobre a importância de torcer sem violência, através de um vídeo. A emoção sentida pelos alunos ao entrarem no campo gramado o Mineirão foi de arrepiar. Muitos choraram diante a beleza do tamanho e das lembranças das conquistas. Foi indescritível. Encerramos com um passeio descontraído ao Shopping Del Rey”, contou a professora Luciane Miguel.