Depois do Bairro dos Carvalhos, a equipe do Cadastro Único esteve na Unidade Básica de Saúde do Barcelona, onde atendeu moradores dos bairros Barcelona, Vila Barcelona, Santa Maria, São Lucas, Vila Registânea, Parque Eliana, Monte Castelo, Vila Belmiro, Campos Eliseos, Vila Josefina, Vila Maristela, Vila Paiva, Vila Ipiranga e São Joaquim, com a pesagem e recadastramento para o Programa Bolsa Família, uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, através do Cadastro Único, e da Secretaria Municipal de Saúde atendendo a uma obrigatoriedade de manter atualizadas as informações relacionadas à Saúde e ao Cadastro Único, como pesagem, medição, vacinas em dia, informações de endereço atualizadas, renda, escolaridade e pessoas residentes no domicílio.
A mobilização aconteceu no sábado, 30/11 e conseguiu atingir a 40% do esperado, ou seja, apenas 59 famílias compareceram. “Esperávamos um público maior, mas acreditamos que os eventos paralelos que aconteceram na região no mesmo dia e hora, atrapalharam um pouco a mobilização, mas conseguimos levar nossa mensagem”, explicou Aneci Marilia Landin, gestora do Programa Bolsa Família e Cadastro Único.
Entretanto ela pede àquelas famílias que não puderam comparecer a mobilização de sábado, que procurem pela Unidade Básica de Saúde do Barcelona para realizarem a pesagem e colocarem a vacinação em dia, porque a partir de janeiro quem não passar por esse processo terá o beneficio do Bolsa Família bloqueado.
Pede ainda as familias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, que procurem a Secretaria de Habitação e Promoção Social, para o recadastramento do Cadastro Único. “Aquelas pessoas que não se recadastrarem até o dia 30/01/2014 terão o benéfico cortado”, explicou Aneci.