Completando a rede de assistência à Saúde Mental, o CAPS I foi inaugurado em Varginha, na Rua Maria Antonieta, 277, bairro Bom pastor, preenchendo uma lacuna, oferecendo assistência a criança e ao adolescente, de zero a 18 anos de idade, envolvidos com álcool e droga e outros transtornos psíquicos mais graves. No local ainda serão atendidas as jovens vitimas de violência sexual.
Para a atenção a esta faixa etária, foi disponibilizada uma equipe de profissionais com ginecologista, psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiras, psicólogas e pediatras que já estão recebendo os primeiros pacientes. "“Estamos iniciando os trabalhos determinado as acolher nossas crianças e adolescentes que até então recebiam apenas uma acompanhamento através do CAPS AD e que agora tem um lugar pra acolhe-los e ajuda-los a se tratarem”. Explicou a Drª. Rejane Thecla Rodrigues, coordenadora da Saúde Mental em Varginha.
Ambulatório da Saúde Mental
A outra novidade é que a partir de janeiro de 2014 estará funcionando na Policlínica Central o Ambulatório da Saúde Mental, para atender aqueles casos mais moderados de pessoas portadoras de transtornos psíquicos, ficando os casos mais graves para o CAPS, que hoje funciona na Avenida Aristides Paiva, Vila Paiva.
Dentro dessa reestruturação, os casos mais leves de transtornos psíquicos serão atendidos por profissionais dos PSF – Programa Saúde da Família, nos bairros. “Com isso nós entendemos que os pacientes terão o tratamento diferenciado, adequado a sua realidade, com profissionais competentes e acompanhamento integral”, salientou Drª Rejane.