A empresa Azul Linhas Aéreas anunciou na semana passada através de seu Diretor de Planejamento, Marcelo Pinto, que deixará de prestar o serviço aéreo ao município de Varginha por motivo de mudança de mercado. Segundo o Secretário de Turismo, Aristides Ribas, em conversa com os representantes da Azul, a empresa declarou que deixará de fazer as linhas regionais, por motivos financeiros e que deixará de atender cidades com menos de 500 mil habitantes. A previsão de saída da Azul é dia 20 de Março de 2014.
Em detrimento disto, o Secretário e o Diretor do Aeroporto de Varginha, Rogério Evaristo, já buscaram novas alternativas para que os serviços não deixem de ser ofertados no município. "Já estamos negociando com uma empresa em São Paulo, inclusive na semana que vem teremos uma reunião com os seus representantes para acertar os detalhes de sua implantação em nossa cidade. Outro fator que deve ser ressaltado, é que além desta empresa assumir as linhas já existentes em nossa cidades, estamos negociando para que sejam criadas as linhas para São Paulo, Belo Horizonte e outras capitais, que são a grande demanda de nosso município e que a Azul desde quando assumiu a TRIP não implantou em nossa cidade, apesar dos grandes apelos feitos pela atual gestão" declarou o Secretário de Turismo, Aristides Ribas.
O Aeroporto de Varginha possui uma infra estrutura de alta qualidade, aprovada e reconhecida ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
"Varginha possui um mercado suficiente para mais de uma empresa aérea, inclusive internacional. Verdade é que até hoje as empresas áreas que passaram por nossa cidade eram muito bem atendidas com voos lotados, inclusive para Belo Horizonte." declarou o Secretário de Turismo.
Vale ressaltar que trata-se de uma decisão administrativa da empresa com base no mercado que ela atende, portanto, não cabe a Prefeitura interferir nessas decisões.