Depois de um ano funcionando provisoriamente no prédio do antigo Cetem, a Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende, que passou por reformas estruturais, será reinaugurada oficialmente nessa sexta-feira, 31/01, às 9h, pelo Prefeito Antônio Silva e toda a equipe responsável pelos trabalhos. Incluindo o Cesu – Centro de Estudos Supletivos e o EJA – Educação para Jovens e Adultos, a Escola atenderá 903 alunos matriculados do 1º ao 9º ano.
Interdição
Interditada pela Defesa Civil desde 29/03/2012, ainda na gestão passada, devido aos graves problemas estruturais, a Escola passou por uma reforma geral nas 12 salas de aula, na biblioteca, refeitório, cozinha, banheiros, consultório odontológico, sala da diretoria, supervisão, dos professores e da secretaria, incluindo a troca de piso, das instalações elétricas e hidráulicas, reforma do teto e das paredes internas e externas. Além disso, foram realizadas obras de acessibilidade, deixando o prédio em condições de segurança para alunos, professores e funcionários.
Custo da Obra
Iniciadas pela atual administração em 20/05/2013 as obras foram executadas pela empresa Atros Construtora Ltda, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, a um custo de R$259.725,43, no valor do contrato mais um aditivo de R$ 41.554,52 para a realização dos serviços acrescidos de adequações exigidas pelas Normas da Vigilância Sanitária.
Histórico
Inicialmente criada como Escolas Reunidas “Domingos Ribeiro de Rezende”, a Escola foi instalada em 20 de junho de 1949 por determinação do então Secretário da Educação Dr. Abgail Renault, na gestão do ex-prefeito Dr. Mathias Antônio Moinhos de Vilhena.
Em 26 de setembro de 1950, através de Decreto do Governador Milton Soares Campos as Escolas reunidas foram transformadas em Grupo Escolar. As aulas funcionaram em um prédio adaptado na Praça Getúlio Vargas até 1958, quando foi transferida para outro prédio na Avenida Rui Barbosa onde permaneceu até a mudança definitiva para o prédio próprio, na Rua Professora Helena Reis.
A primeira diretora foi a Professora Helena Reis, que exerceu o cargo até abril de 1958. Através de Resolução publicada em 26/03/96 a escola foi municipalizada, passando a denominar-se Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende.