Urgência e emergência passarão a ser atendidas na UPA
Como já era esperado o Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor vai paralisar suas atividades a partir do dia 17/02 para passar por reformas necessárias para melhorias do atendimento e também visando a implantação do Serviço de Traumas no local.
Durante esse período todas as pessoas vítimas de acidentes de trânsito, quedas, ferimentos com arma de fogo, facas ou com ferimentos graves provocados por brigas ou outras razões deverão ser encaminhados para o Hospital Bom Pastor, onde receberão todo o atendimento especializado.
As urgências e emergências deverão ser conduzidas para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, localizada no Padre Vitor, que será a principal porta de entrada da cidade para esses casos 24 horas por dia.
De acordo com o Secretário de Saúde, José Antônio Valério, os pacientes recebidos pela UPA, após atendidos, receberão alta ou, se necessário, serão encaminhados para os hospitais do município. “Aqueles que tiverem problema de AVC – Acidente Vascular Cerebral ou Infarto do Miocárdio serão encaminhados para o Hospital Regional e os pacientes que apresentarem problemas de trauma ou outras doenças graves serão encaminhados para o Hospital Bom Pastor”, explicou.
Segundo ele, dentro das melhorias programadas está sendo preparada uma sala que receberá o novo Serviço de Tomografia Computadorizada, cujo Tomógrafo já foi adquirido pela prefeitura, para auxiliar no diagnóstico de doenças dos pacientes do SUS.
Maternidade:
Com relação a Maternidade que hoje funciona no Hospital regional, o Secretário esclareceu que não sofrerá nenhuma mudança.
Samu
Programado para entrar em funcionamento em abril de 2014, o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestará atendimento através do 192 aqueles pacientes que apresentarem problemas de saúde em seus domicílios, através de uma equipe médica especializada.
Catarata
Está sendo viabilizado através do Hospital Regional e Bom Pastor, os serviços especializados em oftalmologia, com destaque para o Mutirão da Catarata, já programado para o mês de fevereiro nos dois hospitais. Lembrando que o atendimento obedecerá a listagem existente na secretaria de Saúde e também dos novos pacientes.
AUTOPASS INTEGRAÇÃO CUSTO ZERO
Integração Custo Zero é um serviço oferecido pela Prefeitura de Varginha e pela Autotrans aos usuários de cartão Autopass Vale Transporte e cartão Autopass Cidadão, que dá direito de com apenas um passe do coletivo urbano realizarem duas viagens, sendo bairro sentido UPA – Unidade de Pronto Atendimento ou UPA sentido bairro, não devendo o tempo entre o desembarque no primeiro ônibus e o embarque no segundo ultrapassar os 45 minutos. O benefício será válido para o deslocamento das linhas que atendem a UPA - 003 – Padre Vitor/ Rodoviária; 03A – Padre Vitor/Bom Pastor e 004/Santana, valendo do bairro destino a UPA e vice-versa. Só não vale para os bairros que já tem ligação direta com a UPA, como o São Francisco, Fátima, Vila Floresta e Bom Pastor.
Usuários que não possuem o CARTÃO AUTOPASS podem adquiri-lo na AUTOTRANS, à rua Maria Figueiredo, 501, Vila Adelaide, de 8h às 11h e das 13h às 17h. O primeiro cartão não tem custo e o interessado pagará pelos passes adquiridos.