A prefeitura de varginha vem a público esclarecer que todas as decisões tomadas com relação a FUVAE vem sendo tratadas com a diretora administrativa da instituição, senhora Kátia Nogueira Paiva campos.
Em reunião realizada no gabinete do prefeito Antônio silva, com a presença da referida diretora, da presidente da Fuvae senhora Genes Figueiredo Nogueira Paiva e da Secretaria de Educação Rosana Aparecida Carvalho, foi analisada a possibilidade de se conceder à instituição um auxilio financeiro para cobrir os custos de contratação direta de professores, de maneira a não haver prejuízo para o atendimento dos seus alunos.
Na oportunidade foi exposta a situação do munícipio que, por força da Lei de responsabilidade fiscal, se vê na obrigação de retornar para suas funções na rede pública os 19 professores cedidos àquela instituição e que fazem parte do quadro efetivo e da folha de pagamento da prefeitura.
Levou-se em consideração a ampla Legislação que respalda o processo de inclusão, com destaque ao decreto 6.571/2008, que obriga o sistema de ensino a matricular os alunos com deficiência na sala de aula regular. Diante disso, o município atende hoje 170 alunos com deficiência auditiva, visual, física e autismo, dentre outros, enquanto que a Fuvae atende 28 alunos das escolas municipais de Varginha.
Hoje o município necessita de 37 profissionais de apoio e 12 do atendimento Educacional especializado para acompanhamento dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino com atividades relacionadas a alimentação, higiene, locomoção e comunicação para os casos em que os estudantes não realizam estas atividades com independência, mais 04 intérpretes de LIBRAS para a tradução simultânea de todas as atividades aos estudantes surdos matriculados na rede regular.
Sendo assim, a Prefeitura esclarece que está apenas se adequando às exigências legais, não se tratando em momento algum de uma decisão arbitrária, pois sabe-se dos relevantes serviços prestados pela instituição ao município.
Por fim ressalta que o Prefeito Antônio Silva, em todas as suas administrações, sempre foi parceiro da FUVAE, apoiando incondicionalmente suas atividades e, em nenhum momento, tomaria qualquer medida que pudesse prejudicá-la ou aos seus alunos.