POLICLÍNICA CENTRAL DE VARGINHA promove
Capacitação da Atenção Primária à saúde do Idoso
Organizada pela equipe “Envelhe-SER”, da Policlínica Central de Varginha, a capacitação dos profissionais da Saúde com curso superior, para a atenção primária a saúde da pessoa idosa, acontecerá no Teatro Mestrinho do Colégio Marista em duas etapas. Dias 13 de março e 03 e 24 de abril.
No dia 13/03 a capacitação acontecerá das 8h às 9h, com a palestra sobre “Alterações fisiológicas do envelhecimento: quando considerar o esquecimento patológico? Por que o raciocínio fica mais lento nessa idade?”, ministrada pela
Dra. Eliane Gava Machado da Equipe “Envelhe-SER” . Logo após, das 9h30 às 11h30 a Professora Dra. Letícia Maria Furlanetto – Professora UFSC e Psiquiatra – Florianópolis falará sobre “Depressão no idoso: como eu faço?”. Finalizando a primeira etapa a das 11h30 às 12h30 a Promotora Dra. Deyse Vieira vai falar sobre “Intervenções junto à família da pessoa idosa: o que considerar violência contra o idoso e como proceder?”.
A segunda etapa da capacitação, que acontecerá dia 03/04 contará com a participação do Prof. Dr. André Baldoni – USP / UFJR – São João Del Rei, que vai abordar o tema “Farmacogeriatria: por que temos que ter um olhar diferenciado, mais cuidadoso, para medicar e orientar o idoso?” e da Dra. Luciana Borém de Figueiredo – Equipe “Envelhe-SER”, que ministrará palestra sobre “A rede assistencial da pessoa idosa: o que priorizar e por que?”.
Finalizando a capacitação, no dia 24/04 serão abordados os seguintes temas: “Idoso e o risco de quedas: senescência X patológico e fatores envolvidos”, com a Fisioterapeuta Emanuela Gonçalves Santos, “Estimulando o idoso: como eu faço?”, com o Educador físico Thales Heber, Síndrome parkinsoniana: como eu faço?, com a Dra. Ana Cláudia – Clínica Médica e Geriatria – Hospital Varginha e “A população idosa e as doenças sexualmente transmissíveis”, com o Dr. Luiz Carlos Coelho – Infectologista – Varginha / Três Corações.
A farmacêutica da Policlínica Central, Karen Evelyn Alves Rabello, lembra que a Capacitação será direcionada aos profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeuta, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e ducados físicos.