Pela primeira vez na cidade de Varginha foi realizada no período de 01/07 a 04/07 de 2013, a vistoria da CGU - Controladoria Geral da União de Minas Gerais nas dependências do Hospital Bom Pastor, que teve como objeto avaliar a infraestrutura da instituição, através de visitas nas instalações físicas, atestando a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes do SUS.
Para se chegar a esse resultado, durante a permanência em Varginha a equipe da CGU realizou inspeção física em todas as dependências do hospital, incluindo cozinha e bloco cirúrgico, não tendo sido encontradas impropriedades com relação à higiene e adequação dos aposentos, nem com relação a eficiência dos equipamentos e materiais necessários aos funcionamento do hospital.
Foi realizada a análise de 40 prontuários aleatórios de pacientes internados por motivos diversos, efetuada por auditor com formação na área médica, além de contatos telefônicos com os pacientes a que estes prontuários se referiam, verificou-se mediante entrevistas que todos os procedimentos cobrados pelo SUS haviam sido efetivamente realizados.
A equipe da CGU realizou a contagem de todos os leitos hospitalares, totalizando 122, de acordo com o pactuado com o SUS, verificando-se que o hospital não atende convênios nem pacientes particulares, tendo como clientela exclusiva pacientes do SUS. O Hospital Bom Pastor não pode cobrar nada dos seus pacientes conforme Norma do SUS.
De acordo com o relatório final apresentado pela CGU à Direção do Hospital Bom Pastor durante a inspeção das enfermarias foi observadas as boas condições de higiene e de tratamento dos pacientes e que todas as enfermarias, contêm de 02 a 04 leitos e dispõem de infraestrutura necessária para a permanência dos mesmos, inclusive com um banheiro, lavatório, sanitário chuveiro e televisão.
“Ficamos satisfeitos com os resultados da auditoria, pois recebemos aquela instituição em janeiro de 2013 com 600 não conformidades que significa desde um trinco de porta estragado até um centro cirúrgico desaparelhado e conseguimos neste curto lapso de tempo sanar as irregularidades dando maior conforto aos pacientes e condições de trabalho aos servidores do hospital.”
Hospital referência
O Hospital Bom Pastor possui 122 leitos, que prestam assistência em internações clínicas, cirúrgicas, oncológicas, ambulatório de tratamento de radioterapia e quimioterapia, Pronto Atendimento de urgência e emergência de trauma três e Unidade de Tratamento intensivo. É referencia em oncologia para mais de 200 municípios da região, sendo que quase dois terços dos aproximadamente 18 mil procedimentos realizados por ano correspondem a quimioterapias.