Ao participar de homenagens aos Maçons, através de moção de aplauso de autoria do vereador Joãozinho Enfermeiro, na Câmara Municipal na noite de quarta-feira(20/08), o prefeito Antônio Silva em seu discurso destacou a importância da Maçonaria para o Brasil, destacando o importante trabalho social que desenvolve em Varginha.
“ A Maçonaria faz parte da nossa história, pelo papel social e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo”, destacou, lembrando as quatro Lojas Maçônicas de nossa cidade: Acácia do Sul de Minas, Fraternidade Varginhense, Vinte de Agosto, União e Humanidade.
A homenagem aconteceu no Dia do Maçom, comemorado em 20 de agosto, tendo sido uma inciativa do vereador Joãozinho Enfermiço. Além do prefeito, o Secretário de Governo Carlos Honório Ottoni Júnior prestigiou a solenidade que contou com as presenças de todos os vereadores e de representantes da maçonaria de Varginha.
A ordem maçônica tem seu fundamento na crença da existência de um criador do universo, o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. Tem ainda como regra a lei natural; como causa a busca da verdade, da Liberdade, baseadas na lei moral; como princípio, a Liberdade, a Igualdade, a Fraternidade; como frutos a Virtude, a Sociabilidade e o Progresso; por fim, a felicidade, a Paz e a Concórdia para a humanidade. Como um sistema sacramental, apresenta uma parte externa, à mostra, conforme o cerimonial, doutrina e símbolos adotados, e uma parte interna e esotérica, só acessível aos Maçons.
Seu Objetivo Maior: Tornar cada um de seus membros um Templo Sagrado, para que sejamos vistos como exemplos vivos para os nossos familiares e principalmente, para os observadores externos.