JARDIM COLONIAL, JARDIM ITÁLIA I, II E III E PARQUE DAS ACÁCIAS recebem equipes da dengue essa semana
Nessa quarta-feira, 17/09, o Setor de Combate à Dengue e a Vigilância Ambiental estarão realizando mutirões de limpeza nos bairros Jardim Colonial, Jardim Itália I, II e III e Parque das Acácias, iniciativa que contará com o trabalho dos Agentes de Combate à Endemias e o apoio da Secretaria de Obras através da Limpeza Urbana, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio-Ambiente.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.
Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença.
O diagnóstico é laboratorial pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).
Uma vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o momento os voluntários não apresentaram reações adversas.
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos, desde que receitados por um médico, são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.
A identificação precoce dos casos de dengue e o combate aos focos do mosquito transmissor, são de importância fundamental para o controle das epidemias e para a prevenção da dengue!
Coleta de materiais inservíveis
O Setor de Combate à Dengue e a Vigilância Ambiental, solicitam aos moradores dos bairros Jardim Colonial, Jardim Itália I, II e III e Parque das Acácias, que retirem de suas casas, deixando nas calçadas, com exceção de entulhos de construção e podas de árvores, todos os materiais inservíveis, como móveis velhos, pneus, objetos que detém água, dentre outros, que serão recolhidos pelo Mutirão de Combate à Dengue!
LEMBRE-SE:
Combater os focos do mosquito transmissor,
é a única maneira de prevenir a DENGUE!