Os gestores das Escolas Municipais que trabalham no Ensino Fundamental participaram no período de 10 a 20 de novembro, de uma capacitação que investe na cultura empreendedora dentro das escolas. A primeira etapa da formação contou com a participação de aproximadamente 50 gestores, dentre eles diretores, orientadores educacionais, supervisores pedagógicos e coordenadores da Seduc - Secretária de Educação. O objetivo da formação foi capacitar os gestores para desenvolverem projetos empreendedores na prática pedagógica. O curso apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual, além de quatro temas transversais, como a cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
Ao considerar que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, o SEBRAE, por meio do Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, incentiva o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios. Por isso, a escola deve garantir uma educação que estimule a criatividade e o pensamento crítico, pois ninguém melhor que uma criança e o adolescente para dar asas à imaginação.
A segunda etapa da capacitação acontecerá em 2015 e será direcionada a todos os professores que trabalham no Ensino Fundamental, buscando alcançar 100% dos profissionais que trabalham neste nível de ensino, o que é inédito no município de Varginha.
"Acreditamos que com a formação dos gestores e dos professores da rede municipal, será possível desenvolver um trabalho pedagógico que coloca o aluno como protagonista e integrante do processo educacional. Empreendedorismo na escola é um convite para uma mudança cultural", destacou a Professora/Pedagoga Vânia de Fátima Flores Paiva .