A população brasileira está envelhecendo. E isso traz uma preocupação para dentro de casa: os idosos estão cada vez mais sujeitos a quedas e a fraturas.
A maioria dos acidentes que ocorre em casa é decorrente de desníveis, tapetes, armários altos, escadas, enfim, tudo o que não representa tanto perigo quando os moradores são mais jovens, vira um problema para os idosos.
A família deve ficar atenta aos remédios que os idosos tomam. “Porque os medicamentos constituem uma causa frequente de quedas, por alterarem a pressão e por terem potencial pra prejudicar o equilíbrio”
A casa, de preferência, não deve ter tapetes. “Aqueles que não puderem ser retirados, têm que ter uma fixação pra que eles fiquem aderidos ao piso e os cantos e escadas precisam ser bem iluminados e sinalizados. “Uma casa bem iluminada é fundamental, principalmente se houver escada.
No banheiro, é indispensável instalar barras de apoio perto do chuveiro e do vaso sanitário. E atenção especial para os calçados. “O melhor calçado é um calçado com sola de borracha, fechado e que dê estabilidade à pessoa. Chinelinhos bordados são muito bonitos pra ficar dentro do guarda-roupa.
Algumas recomendações para prevenir acidentes:
É bom lembrar que a tendência natural é termos uma população cada vez mais de pessoas idosas e, portanto, devemos nos preparar tecnicamente e legalmente para adequarmos a essa nova realidade.
Jorge Francisco Rodrigues, Engenheiro de segurança da Prefeitura de Varginha.