Prefeitura de Varginha promove nova reunião para tratar da implantação do programa Cultivando Água Boa na cidade
Dando continuidade à implantação do Programa Cultivando Água Boa no município de Varginha, a Copasa - Companhia de Saneamento de Minas e a Prefeitura de Varginha, através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura vão promover nessa sexta-feira, dia 24 de abril, às 9h, no auditório do SEST SENAT, à Avenida Professor Carvalho, 313 - Industrial Jk, uma nova reunião para tratar da implantação do programa na cidade.
Na pauta da reunião estão a constituição de um Comitê Gestor do CAB, de um Coletivo de Educadores Ambientais – CEA, com a indicação dos representantes e será ainda indicada a microbacia do município na qual os trabalhos serão iniciados.
O programa Cultivando Água Boa foi criado pela Itaipu Binacional como estratégia para a recuperação das microbacias, considerando os diversos usos da água, tais como a produção de alimentos, de energia, abastecimento público, lazer e turismo. Recentemente, no último dia 30 de março, o programa foi o vencedor do prêmio Água para a Vida, da ONU, na categoria melhores práticas de gestão de recursos hídricos.
Com a publicação do Decreto nº 46.730, de 25 de março de 2015, o Governo de Minas constituiu o Grupo de Trabalho para elaborar estudos e propor a reestruturação dos programas da administração pública estadual para incorporar as boas práticas e as experiências do CAB.
A Comissão de Trabalho é composta, além da Copasa, por representantes da Cemig, Emater, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Secretaria de Educação (SEE), Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Varginha foi a primeira cidade mineira a receber o Projeto. A reunião de apresentação do programa aconteceu no dia 10 de abril, no auditório do Unis, e reuniu mais de 70 prefeitos da região Sul que possuem a concessão da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).