O prefeito Antônio Silva entregou esta manhã, no CDCA, os certificados aos alunos da 1ª Turma de 2015 do curso de Assistente Administrativo do PROPAC que participaram da SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Antes, porém, o prefeito ministrou a palestra de encerramento sobre “Cidadania” abordando temas relacionados à família, aos bons costumes e exemplos de vida, que possam, agregar valores aos jovens.
A SIPAT é um evento realizado nas empresas para conscientização dos colaboradores nas ações de Segurança e Medicina do Trabalho. No caso do CDCA, tem como finalidade possibilitar uma semana voltada à prevenção e orientação ao público alvo, com palestras sobre qualidade de vida com questões relevantes para o adolescente.
“A adolescência é a transição entre a infância e a fase adulta, um período em que ocorrem várias mudanças físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais. Diante disso, percebe-se a necessidade de abordar temas relevantes a este universo para que o jovem tenha consciência da importância de uma vida com qualidade, pois se for proveniente de um estilo de vida agitado, terá subsídio adequado para empregá-lo em favor de aspectos positivos”, destacou Maria Alice Bemfica, coordenadora geral do CDCA.
A primeira palestra, que abordou o tema referente às Drogas, foi ministrada pela Psicóloga, Psicanalista e Coordenadora Clínica da Abraço, Gláucia Venturelli, com a participação de Lúcio Fagundes também da Abraço, que muito acrescentou ao trabalho. “Parafraseando Lacan, por nossa posição de sujeitos, somos sempre responsáveis”, conclui a Dra. Glaúcia Venturelli.
Durante a semana foram ministradas palestras sobre Drogas, com Gláucia Venturelli e Gilmar Machado, Educação Financeira, com Jeferson Vinhas, Conviver com Ética, com o Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães, Educação Ambiental/Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com Leila Cabral e Empreendedorismo, com Marcos Francisco Barbosa.