O prefeito Antônio Silva participou na noite de segunda-feira, 1º de junho, na Câmara Municipal, da reunião em que foi concedida homenagem a Acrenoc - Associação Comunitária de Recuperação Novo Caminho, pelos 15 anos de fundação, através de Moção de Aplauso de autoria do vereador Carlos Costa. Na oportunidade ele reiterou o apoio da administração a associação, enaltecendo o importante trabalho que ela vem realizado ao longo dos anos, no tratamento e recuperação de dependentes químicos.
Se dirigindo a vereadora Racibe da Acrenoc, fundadora da associação, ele disse que tem acompanhado as ações da Acrenoc, que a exemplo de outras entidades, presta relevantes serviços a comunidade varginhense, devolvendo a vida aquelas pessoas que procuram o tratamento, para que possam novamente serem reinseridas na sociedade. O prefeito também parabenizou o vereador Carlos Costa pela iniciativa.
A ACRENOC - Associação Comunitária de Recuperação Novo Caminho, que este ano completa 15 anos, iniciou seu trabalho em 25 de Agosto de 2000. Suas dependências de internação ficam localizadas no Sítio Romeu Rossignoli, s/n – Aeroporto, nesta cidade de Varginha.
Sua criação deu-se pela iniciativa de sua fundadora e hoje presidente de honra, Racibe de Fátima Faria, que vendo a dificuldade dos dependentes químicos em manter a sobriedade apenas frequentando as reuniões dos grupos de autoajuda Alcoólicos Anônimos (A.A.) e Narcóticos Anônimos (N.A.), elaborou um projeto para fundar uma instituição que fizesse o acolhimento do dependente onde o objetivo seria tirá-lo do convívio social por um período de 180 dias e mostrar-lhes que a doença da adicção pode ser detida, desde que haja o sincero desejo de parar o uso compulsivo e obsessivo de substâncias químicas que alteram a mente e o humor.
A ACRENOC age de forma filantrópica, acolhendo em média 60 residentes por mês e tem por finalidade a prestação de serviço totalmente gratuito e permanente de recuperação e reinserção social, relacionados com a dependência química, bem como o apoio as famílias afetadas pelo problema, realização de programas de acolhimento, terapia ocupacional, dinâmica de grupo, orientação física e espiritual e psíquica, laborterapia e recuperação social do dependente.
De maneira ampla a missão da ACRENOC envolve resgatar, acolher, tratar e reinserir ao convívio social sem discriminar raça, cor, credo ou orientação sexual tendo como visão a promoção da transformação do indivíduo. A instituição oferece tratamento de qualidade com direcionamento aos grupos de autoajuda (A.A. e N.A.) para o fortalecimento do hábito em frequentar as reuniões após o término do período de internação.
Dentre as diretrizes encontram-se a acolhida, o vínculo e a responsabilidade onde cada qual exerce um fator de suma importância na recuperação do dependente. Desde o momento da escolha individual, perpassando pelo afeto entre profissionais, monitores e outros internos até chegar à família, ressaltando que esse tripé contribui para a transformação da qualidade de vida do dependente químico.
A Acrenoc acredita que todo dependente químico pode largar seu vício e encontrar uma nova maneira de viver através da prática dos 12 passos e retornar como membro responsável, feliz e produtivo em nossa sociedade.