Prefeito Antônio Silva determina prioridade
Uma nova reunião sobre a implantação da coleta seletiva de lixo foi realizada na manhã desta terça-feira (9), em Varginha. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura, no Centro. Participaram representantes do Insea (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável - ong que assiste no processo de implantação da coleta seletiva), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Carvalhos que foram recebidos pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira acompanhado da técnida do Meio Ambiente, Roberta Ferreira.
Após leitura da ata da reunião anterior, foi abordado o projeto-piloto desenvolvido pelo Insea. Em uma primeira etapa, a coleta seletiva deverá ocorrer em oito bairros, no Centro e em grandes geradores. Como próximo passo serão realizadas reuniões com catadores de lixo para explicar o processo coletivo e a capacitação. A primeira reunião ocorrerá ainda neste mês, no Bairro Carvalhos com mobilização do CRAS, através do orientador social Alisson Messias. Também ficou definido que até o próximo dia 19, a engenheira do Insea, Julia Tunes fará o cronograma do projeto. A educadora social do Insea, Renata Martins enfatizou que o planejamento levará no mínimo seis meses até que tenha início a execução, pois são várias as etapas e procedimentos a serem cumpridos como os projetos, a locação do galpão e equipamentos, entre eles, prensa e balança, e também os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s).
O gerente da Copasa, Marco Aurélio Ribeiro leu no contrato as competências atribuídas à Companhia. Uma reunião será marcada com a diretoria da Copasa, em Belo Horizonte, para apresentação do projeto. Todo o planejamento também será apresentado ao prefeito de Varginha, Antônio Silva que determinou prioridade na implantação dessa prestação de serviço no município. “A coleta seletiva hoje é uma realidade que não podemos fugir dela, pois tem alcance ambiental importante, além do alcance social e o reaproveitamento de uma série de produtos que podem se transformar num produto econômico. Daí nossa urgência na implantação da coleta seletiva que tem alcance ambiental, social e econômico”.
Também participaram da reunião, a educadora social do Insea, Lívia Ferreira; Paulo Henrique Batistão e Luis Carlos Lemes, da Copasa.