Prefeito em exercício de Varginha, Vérdi Melo, fez a abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde, durante solenidade que aconteceu nesta quinta-feira de manha, no auditório da Fadiva e contou com as presenças de servidores da Rede Municipal de Saúde, da comunidade e autoridades civis e militares.
Com tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro”, a Conferência tem por finalidade discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pelo município, aprovar diretrizes para as políticas de saúde, eleger os novos conselheiros e os delegados para a Conferência Estadual. Para se chegar até este momento foram realizadas pré-conferências em diversos bairros da cidade, que foi dividida em regiões, com a finalidade de dar oportunidade a todos de levarem suas críticas e sugestões, servindo de subsídio para a avaliação do sistema SUS.
“Estas Conferências são instrumentos importantes para determinar ações visando à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo município. Temos um compromisso com a saúde da nossa população e a Prefeitura tem investido pesado, sempre mais a cada ano, para proporcionar condições dignas para todos. Para se ter uma ideia, mesmo em tempos de turbulência econômica a média de recursos destinados à saúde tem girado em torno de R$ 90 milhões em 2013 e 98 milhões em 2014, incluindo os hospitais, UPA que é referência nacional, estamos construindo 08 novas unidades de saúde, contratando mais médicos, mas sabemos que ainda temos muito mais a fazer, e para isso contamos com o apoio de cada um de vocês”, disse Vérdi, que agradeceu ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Célio Ferreira, pelo trabalho que vem desenvolvendo e pelo apoio na realização da Conferência.
Além de Vérdi estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo, os vereadores Armando Fortunato e Adilson Rosa, os secretários de Saúde, José Antônio Valério, de Educação, Rosana Carvalho, de Esporte Milton Júnior e de Agricultura, Estevam Tavares, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Célio Ferreira.