Em Varginha, o segundo semestre do ano letivo teve início nessa semana, quando cerca de 10 mil estudantes retomaram a programação do calendário escolar da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes foram recepcionados com entusiasmo. Muitos educadores prepararam atividades, lembrancinhas e recados de motivação e carinho.
As aulas nesse ano irão até o dia 16 de dezembro. Até lá, muitas atividades, eventos, programações e atrações serão realizadas. O ano letivo é composto por 200 dias com carga horária de 800 horas mais a carga horária de Ensino Religioso (facultativo para o aluno, mas obrigatório para a escola), totalizando 833h20min.
O município possui 10 Escolas, 16 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e 08 Escolas do Campo. A Prefeitura de Varginha mantém um quadro de 1.250 funcionários na Secretaria Municipal de Educação composto por professores, educadores, diretores, vice-diretores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, oficiais administrativos, auxiliares de serviços públicos, auxiliares de serviços gerais, orientadores, entre outros.
Para o prefeito Antônio Silva, o objetivo é que Varginha seja referência na educação, na região, no Estado e até no país. Com esse foco, no próximo ano possivelmente mais 3 unidades de Educação Infantil serão inauguradas. “Os novos Cemeis- que são as creches-escolas - irão beneficiar os bairros Sagrado Coração, Carvalhos, Jardim Estrela, e suas imediações”, anuncia a secretária de Educação, Rosana Carvalho. Ela adianta também que serão inauguradas as novas instalações da Escola Municipal Antônio de Pádua Amâncio, no bairro de Fátima.
Algumas Atividades previstas para o 2º Semestre de 2015:
Na volta às aulas da Rede Municipal de Ensino, o prefeito Antônio Silva deu posse na manhã de segunda-feira, 03 de agosto, aos novos membros do Conselho Municipal de Educação, para o biênio 2015-2017.
No próximo dia 8 iniciará a Formação Continuada para os professores e educadores da Educação Infantil; trata-se de um curso de 40h que será ministrado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os professores que trabalham na Educação do Campo também participarão de cursos específicos ministrados pela mesma Universidade.
Ainda neste mês, no dia 27, no Teatro Mestrinho, será realizado o Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil.
Setembro - Sábado Letivo – Projeto Varginha Acessível em parceria com Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Codeva), dia 19, na Praça do ET.
Outubro: Semana do Professor e da Criança. Recesso escolar do dia 13 ao dia 16, chamado de Semana Saco Cheio.
Novembro: Feira de Empreendedorismo – culminância dos projetos desenvolvidos durante o ano letivo, pelos professores do Ensino Fundamental que participaram de uma capacitação de 40h, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com foco na cultura empreendedora.
No dia 9 de novembro será realizada a Mostra Cultural da Educação do Campo, noTheatro Capitólio.
Dezembro: 2º Prêmio Marina Prado de Castro – uma iniciativa para a valorização do trabalho docente, a disseminação de práticas educativas/administrativas de sucesso e a produção científica de conhecimento educacional da rede municipal de ensino.