No dia primeiro de outubro a equipe do SESMT - Setor de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura de Varginha iniciou a campanha "Outubro Rosa" para as servidoras municipais, aderindo as camisetas rosas, que homens e mulheres usarão durante todo o mês com a campanha, um alerta para o câncer de mama.
O projeto foi de autoria da enfermeira Natália Martinuzzo, que está realizando a coleta do material de prevenção ao câncer de colo do útero e avaliação das mamas na Policlínica do Bom Pastor, bem como a liberação de mamografias para as mulheres acima de 50 anos.
“Os resultados dos exames serão avaliados pelo Dr. Adésio Chagas Reis, médico do trabalho recém contratado pelo SESMT e caso tenha alteração, será encaminhado ao especialista”, explica Adriana Paiva, encarregada do SESMT.
As interessadas poderão entrar em contato com o SESMT pelo (35), 3690-2021, para o agendamento dos exames. Adriana conta que o objetivo deste projeto é cuidar das servidoras em sua totalidade, prevenindo e alertando para a importância do cuidado com a saúde. “Estes exames farão parte do exame periódico. A campanha será intensiva em outubro, mas continuará acontecendo uma vez por semana nos meses seguintes”, explicou.
Foi do SESMT – Setor de Segurança e Medicina do Trabalho, a iniciativa de promover o Outubro Rosa das servidoras municipais; iniciativa prontamente aceita pela Administração Municipal.
“Entendemos que a prevenção é a melhor forma de se manter saudável e que a Prefeitura deve investir, antes de tudo, nas servidoras que se doam para atender bem à população e que, muitas vezes, por falta de oportunidade ou de orientação, ficam sujeitas à enfermidades”, explicou a Secretária de Administração, Mirian Leda Aguiar Olgado.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Depois disso a Campanha passou a ser uma realidade entre os brasileiros como um alerta do Câncer de Mama.