Para o enfrentamento ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chinkunya, por determinação do Ministério da Saúde, está havendo uma integração entre os Agentes Comunitários de Saúde (PSF) e Agentes de Combate às Endemias (Vigilância Ambiental), onde as equipes do PSF estarão realizando visitas domiciliares diariamente na cidade, priorizando o Combate ao Vetor.
Â
Segundo informações de José Donizete de Souza, Encarregado da Vigilância Ambiental, nesta sexta feira, 15/01, a partir das 13h, acontecerá a última fase dos treinamentos com agentes, aproximadamente 100 Agentes Comunitários de Saúde e 60 Agentes de Combate às Endemias, que se mobilizarão para percorrerem todos os imóveis do município em tempo recorde.
Â
Em Varginha, no período de 2012 até o dia 06 de janeiro de 2016, haviam sido contabilizados 3.677 notificações de casos de Dengue, sendo que deste total, 1.048 casos tinham sido confirmados.
Criatório Lebiste
Na cidade a batalha contra a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus em Varginha e ganhou reforço com a implantação de criatórios experimentais do peixe ornamental conhecido com Lebiste ou Barrigudinho, nas piscinas da sede do PSF do bairro Parque Rinald e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS da Vila Paiva, que estavam em desuso. O Lebiste, que tem cerca de 6 centímetros de comprimento, alimenta-se das larvas deixadas pelo mosquito, com isso interrompendo o ciclo de reprodução. Estudos comprovam que cada Lebiste é capaz de comer até 100 larvas por dia.
Â
Â
Â
Â