A Guarda Civil Municipal de Varginha vem, ao longo de 9 dos seus 12 anos de criação, formado algumas parcerias de sucesso em prol da população varginhense, sendo uma delas com o Banco de Leite Humano da Prefeitura Municipal de Varginha.
O projeto tem o objetivo de facilitar a vida das mães doadoras e assim incentivar a adesão de mais voluntárias, tendo em vista que a maioria das mães doadoras residem em bairros afastados do centro, o que dificulta o seu deslocamento até o ponto de coleta, levando-se também em consideração que, normalmente, estas mães cuidam dos afazeres domésticos e de outros filhos, muitas das vezes ainda pequenos.
A parceria consiste na disponibilização de uma viatura, que seguindo um calendário e roteiro previamente elaborados pelas funcionárias do Banco de Leite, percorre diversos bairros da cidade, recolhendo o leite já ordenhado pelas mães.
A maior preocupação dos agentes da GCMV e de uma técnica de enfermagem, que também participa da coleta, é o de promover os cuidados necessários para manter a boa qualidade do material colhido, tais como o acondicionamento e o transporte de forma correta até a sua entrega no Banco de Leite.
Somente no mês de janeiro último, conforme dados repassados pela Coordenadoria do Banco de Leite, foram realizadas 28 visitas às mães cadastradas como doadoras, o que resultou na coleta de 5.500ml de leite humano, possibilitando assim o atendimento à aproximadamente 34 bebês, que se encontravam internados na UTI Neo-Natal.
“Foram 34 pequeninas vidas salvas por esta parceria de sucesso, GCMV e Banco de Leite Municipal. São resultados como estes que fazem nosso trabalho diário valer a pena”, ressaltou o Comandante da GCMV Gerson Alves.