EQUIPE DO CREAS PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO EM BELO HORIZONTE
A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Varginha participou de reunião sobre a execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e Construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. A capacitação foi na Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE) em Belo Horizonte, dia 02 de junho.
Destaca-se que no mês de maio de 2016, Varginha iniciou o processo de construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo que deve ser elaborado em consonância com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE, o qual é fruto de uma construção coletiva e enfrentou o desafio de envolver várias áreas de governo, representantes de entidades e especialistas na área, além de uma série de debates protagonizados por operadores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
O CREAS é o equipamento público responsável pela execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto, que deve atuar sob a gestão da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD), e fazer parte de um Programa Municipal de Apoio à Execução das Medidas Socioeducativas, integrado por várias políticas públicas, com o objetivo comum de reinserir o adolescente na comunidade, viabilizando a aquisição de direitos sociais. Desta forma, os profissionais do CREAS mantêm-se atualizados através de cursos oferecidos pela Escola Nacional de Socioeducação da Universidade de Brasília (UNB), além de buscarem constantemente alinhamento conceitual junto às diretrizes estaduais.
Para Viviane Capitani Ferreira (coordenadora do CREAS) a construção deste Plano deve fazer parte de um “processo democrático e estratégico que demandará um pacto social entre as mais diversas Políticas Públicas existentes no município, uma vez que sua execução demandará intersetorialidade e co-responsabilidade das famílias dos adolescentes, da comunidade e do Poder Público Municipal”.
Da esquerda para direita: Maria Fernanda Thiago da Cunha (Assistente Social), Aparecida Nêfagi Curi Rodrigues (Psicóloga); Janaína Souza Furtado (Técnica da SUASE), Viviane Capitani Ferreira (Coordenadora do CREAS), Beatriz Imaculada da Paz Sousa (Diretora de Apoio e Fomento às Medidas em Meio Aberto), Tayrini Aparecida dos Santos Lima (Orientadora Social).