Prefeitura e Sebrae realizam Seminário Empreende Educação Varginha
Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas, realizaram na manhã desta quinta-feira, 24, o Seminário “Empreende Educação Varginha”. Trata-se de um evento para fomento da Cultura Empreendedora nas Escolas a fim de transformar a cultura local para potencializar ainda mais o perfil empreendedor dos educadores e jovens na região. O seminário foi realizado em parceria com a Escola de Formação Gerencial ( EFG) e Unis.
Presente no evento, o prefeito Antônio Silva agradeceu ao Sebrae pela parceria e pela iniciativa de levar o empreendedorismo para dentro das escolas. “Tenho profundo respeito pela educação e uma crença inabalável do que representa para a transformação de nossa sociedade. Sempre me despertou o interesse artigos relacionados ao tema mas um, em especial, me chamou a atenção, por classificar os quatro pilares da Educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, afirmou. O prefeito ressaltou que “este evento consolida a iniciativa de implantar nas nossas escolas esta cultura; em um momento em que temos cerca de 12 milhões de desempregados em nosso país, damos oportunidade aos nossos jovens de terem acesso às bases da cultura empreendedora, de importância vital para a reconstrução do nosso país”.
Para a secretária Municipal de Educação, Rosana Carvalho, o projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae revolucionou a educação do município de Varginha. “Hoje nós temos escolas, realmente criativas e inovadoras, buscando trazer bem perto dos nossos alunos para o mercado de trabalho. Quais são as caraterísticas que o mercado de trabalho exige? Inovação, criatividade, iniciativa, liderança e é isso que a cultura empreendedora vem trazer para as nossas escolas para que nossos alunos saiam da escola com nova perspectiva de educação”.
O seminário contou com a presença de gestores, professores e alunos das escolas Municipais. Foi apresentada a evolução da Cultura Empreendedora nas Escolas Municipais, a palestra “Educação para transformar o Mundo”, com o antropólogo Tião Rocha e a participação de alunos das escolas do campo dando o depoimento da importância da cultura empreendedora em suas vidas.