Equipe de Captura de Escorpiões realiza mais um curso de capacitação para agentes de cidades vizinhas
A exemplo do que ocorreu com os Agentes de Combate à Endemias da cidade de Elói Mendes, foi realizado mais um curso de capacitação de captura e manejo de escorpiões. Desta vez para os Agentes do município de Campanha. O curso foi no período de 06 a 11 deste mês.
O treinamento foi ministrado pelo supervisor técnico Eder Machado e as aulas práticas ocorreram no Cemitério Municipal de Varginha.
Varginha é pioneira no manejo destes animais. Todos os anos são encaminhados ao Instituto Butantã (São Paulo) e à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, milhares de exemplares para serem coletados os venenos, visando a produção de soro anti-escorpiônico que é distribuído para todo país.
Pioneiros neste trabalho, os agentes de Varginha possuem vasta experiência em morfologia, hábitos dos escorpiões, histórias, capturas em residências, cemitérios e lotes vagos, armazenamento, mapeamento de áreas de riscos, transporte final e outros aspectos em geral.
“Nos sentimos muito honrados em fazer parte deste trabalho, principalmente na instrução e capacitação de nossos colegas de profissão, onde fizemos novas amizades, trocamos muitas experiências”, destacou Eder Machado.
A equipe também está apta para a captura e manejo de morcegos, barbeiros, aranhas e outros animais peçonhentos, e ainda, neste momento, está desenvolvendo um tipo de armadilhas para baratas 100% ecológicas.
"Já no início de dezembro, em parceria com a Secretaria de Estado, estarão promovendo captura e manejo de carrapatos afim de identificar fontes contaminadas com a FEBRE MACULOSA”, contou José Donizete de Souza, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental.