GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA PARTICIPA DE TREINAMENTO PARA UTILIZAÇÃO E MANUSEIO DE EQUIPAMENTO DE CHOQUE
O efetivo da Guarda Civil Municipal de Varginha participou nos dias 07 e 08/06 de um treinamento específico para a utilização das pistolas Sparks que irão substituir armas de choque Tasers que eram utilizadas pelos agentes desde 2011.
“A Spark é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor.
Dispõe de comandos de acionamento ambidestro e sistema de ejeção automática do cartucho. O disparo é realizado através do acionamento do gatilho de ação progressiva que, ao ser pressionado, permite que o dispositivo emita pulsos elétricos por um período de 5 segundos.”
A Spark modelo Spark Dsk 710 adquirida pela Instituição é o que se tem de mais moderno no mercado nacional. Os agentes receberam orientações teóricas e práticas, bem como, o protocolo de utilização.
O curso foi ministrado por Deisiele Rosane de Souza Sena, Gerente de Operações Escolares, e Cézar Silveira Cruz, Gerente e Responsável pelos Armamentos, Instrutores de Treinamentos Operacionais da Guarda Municipal de Contagem, credenciados pela empresa CONDOR, que é a fabricante da pistola SPARK, e que se dispuseram a ministrar o treinamento sem ônus para a Instituição.
A entrega dos certificados ocorreu na quinta-feira a tarde, ao final do curso, quando o prefeito Antônio Silva esteve presente juntamente com o diretor da Guarda, Eduardo Silva e o comandante Gerson Alves Trindade.