26 JUN 2017
Atividades do Plano Diretor encerram o mês com Audiência Pública

Atividades do Plano Diretor encerram o mês com Audiência Pública e ações com participação efetiva dos funcionários da Prefeitura de Varginha

Após o lançamento do Diagnóstico na segunda-feira (19) no Theatro Capitólio, as ações de elaboração do novo Plano Diretor foram complementadas em seguida pela atividade "Propostas e Cenários", desenvolvida pela empresa Myr Projetos Sustentáveis em parceria com o corpo técnico da Prefeitura de Varginha. Secretários, diretores, coordenadores e técnicos de todas as áreas da administração municipal estiveram reunidos no Propac II da Vila Barcelona durante toda a semana, para debaterem, ilustrarem e sugerirem conteúdos assim como diretrizes essenciais ao documento que norteará o futuro da cidade. A Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLA) destacou boa parte da equipe para participar desse processo, junto a representantes das outras áreas municipais conforme cada tema. Dentre elas, as Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Fazenda, Indústria, Agricultura, Administração, Turismo, Educação, Esportes, Sáude, a Fundação Cultural e o Departamento de Tecnologia e Informação.

Na terça-feira (20) o tema inicial a ser discutido foi Planejamento Territorial e Mobilidade. Nesse contexto a preocupação com a metragem mínima dos terrenos urbanos e os recorrentes chacreamentos rurais, por exemplo, foram questões abordadas, pois a Lei de Uso e Ocupação do Solo será uma das normas a serem necessariamente revisadas junto com o Plano Diretor. Na sequência, os eixos de discussão foram: Meio Ambiente e Atividades Econômicas. O primeiro contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente Joadylson Ferreira e nesse momento, foram pontuados os principais desafios ambientais que envolvem o município, assim como a importância do Parque São Francisco, a relevância do atual plano de manejo do parque e a possibilidade de sua real transformação em Unidade de Conservação.

Dentre os diversos assuntos abordados pelo tema Atividades Econômicas, o Café foi ressaltado assim como o impacto internacional que a comercialização desse produto traz para o município, com a presença do Secretário de Agricultura do Município, Marcos Foresti que participou do encontro. No eixo seguinte, o foco central das discussões foram as Políticas Públicas voltadas diretamente para a população. Junto ao Secretário de Planejamento José Manoel, estiveram presentes: a Secretária de Educação Rosana Carvalho, o Secretário de Saúde Mario Terra, o Secretário de Administração e Presidente do Hospital Bom Pastor Luiz Fernando, o Secretário de Esportes Henrique Lemes, além de diretores, coordenadores e técnicos do governo municipal. Na tarde desse mesmo dia, Planejamento Territorial voltou a ser o tema central do debate, dessa vez, no próprio gabinete do Secretário José Manoel, onde também esteve presente o vice prefeito Verdi Lúcio.

Todas as atividades foram conduzidas por Marina Guimarães, socióloga, demógrafa e representante da Myr Projetos Sustentáveis, empresa de consultoria em planejamento urbano de Belo Horizonte, contratada pela prefeitura pela realização de revisão do Plano Diretor. A fase agora é de encorporação de ajustes ao Diagnóstico apresentado e em seguida a etapa será de revisão e redação da nova Lei do Plano Diretor.

A Prefeitura de Varginha enfatiza que todo o processo é participativo. Durante esse período, a população pode se comunicar com a equipe que coordena a elaboração do Plano Diretor pelo e-mail: planodiretor@varginha.mg.gov.br ou consultar as informações disponíveis no site: www.planodiretor.mg.gov.br