Para aprimorar o trabalho pedagógico desenvolvido na sala de aula com os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) através da Coordenação de Educação Inclusiva, ao longo do ano promoveu uma reflexão com todos professores e equipes gestoras do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino sobre as “Adequações Curriculares”. Trata-se de adaptações que podem ser implementadas em vários momentos da atuação do professor como a promoção do acesso ao currículo, objetivos de ensino, conteúdo ministrado, processo de avaliação e na temporalidade. Foram momentos de aquisição de conhecimento, troca de experiências, onde dúvidas e conquistas compartilhadas.
Já com os profissionais da Educação Infantil, os encontros foram no segundo semestre, nos Centro Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) que atendem crianças de 0 a 3 anos. Educadores e equipes gestoras receberam formação sobre o perfil dos novos alunos. Nos encontros, tiveram orientações para trabalho com crianças com deficiência, como sugestões para atividades lúdicas e estratégias pedagógicas para o trabalho com crianças muito agitadas.
Para a coordenadora de Educação Inclusiva Maria de Fátima Elói Reis, que conduziu todos os encontros de formação, o estudo contribui para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico.