03 JUL 2026
Começou nesta sexta-feira, 03, o Projeto de Viveiro de Flores da Prefeitura de Varginha em parceria com a Associação Kerigma.
O plantio é no Abrigo Santa Isabel (da Prefeitura), Bairro Aeroporto e será desenvolvido por pessoas em situação de rua e pretende, além desse trabalho social, uma educação ambiental e um cuidado com o meio ambiente, chegar ao ponto de embelezar as praças da cidade.
O projeto conta com doações de mudas de flores por parte da sociedade com acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEA) e suporte de pessoal, logístico e pessoal da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD) e a Associação Kerigma.
A iniciativa consta de três momentos:
a) plantio e cuidado das mudas;
b) transplante no próprio local no Abrigo Municipal;
c) plantio nas praças.
O prefeito Leonardo Ciacci esteve no Viveiro nesta manhã juntamente com os secretários municipais da SEHAD, José Manoel Magalhães e da SEMEA, Cláudio Abreu.
“Esse é um projeto humanitário e terapêutico sendo que os integrantes estão inscritos no Bolsa Família e recebem da Prefeitura assistência como alojamento, refeição, encaminhamento médico”, explica o prefeito Leonardo Ciacci. Ele destaca que o paisagismo urbano também será incrementado com flores que vão ornamentar e colorir praças, canteiros centrais, rotatórias e espaços públicos, promovendo a revitalização, a humanização e a qualidade de vida no município.
O planejamento também prevê fazer um viveiro de árvores com a mesma finalidade e até um viveiro de mudas de café.
“A educação ambiental é a grande inspiradora da SEMEA e os técnicos estão à disposição para dar esse caráter científico e de continuidade ao projeto”, ressalta o secretário da SEMEA, Cláudio Abreu.
O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães explica que “as pessoas que quiserem colaborar com a doação de mudas podem levá-las na sede da SEMEA (Rua Jaime Venturato, 50 – Bairro São Geraldo) ou no Centro Pop (Av. Francisco Gonçalves Valim, 525 – Bairro Rezende) ou ligar para 3690-2311 que iremos buscar”.