O Município de Varginha foi premiado na segunda-feira (22/06), em Brasília, durante a cerimônia do IV Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda. A conquista coloca o município entre os 29 municípios e 6 Estados reconhecidos em todo o país pela excelência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.
Na edição de 2026, referente às informações do exercício de 2025, Varginha alcançou o 3º lugar nacional na categoria Maior Evolução entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, além do 1º lugar da Região Sudeste na mesma categoria.
O prêmio reconhece os entes públicos que se destacam pela qualidade, consistência, confiabilidade e tempestividade das informações encaminhadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), plataforma utilizada pela União para consolidar as contas públicas brasileiras e subsidiar o acompanhamento da gestão fiscal em todo o país.
A conquista é resultado do trabalho integrado das diversas áreas da Administração Municipal e, conforme previsto no regulamento da premiação, o reconhecimento é entregue conjuntamente ao Gestor Municipal e ao Contador Responsável pelas declarações do Poder Executivo perante o Siconfi, valorizando tanto a gestão pública quanto a responsabilidade técnica da contabilidade.
Em Varginha, essa responsabilidade é exercida pelo Diretor do Departamento Contábil Financeiro, Lupércio Narciso Vieria, responsável pela homologação das informações encaminhadas ao Tesouro Nacional e pela certificação técnica das declarações contábeis do Município, garantindo que os demonstrativos atendam aos rigorosos padrões estabelecidos pela STN.
O prefeito a Leonardo Ciacci falou da importância da Premiação que reafirma o compromisso de Varginha com a transparência, a um responsabilidade fiscal e a excelência da gestão pública, evidenciando que a qualidade da informação contábil é um dos pilares para a credibilidade das contas municipais e para o fortalecimento da confiança da sociedade na Administração Pública.”temos uma equipe competente que valoriza a gestão pública “, destacou .