A equipe da GCMV, composta pelos Guardas Civis Municipais Paulo Henrique e Pedro, ministrou na manhã desta terça-feira (09/06) uma palestra educativa a pedido da Associação “Eu Escolhi Amar”. O evento foi realizado nas instalações do Centro de Inclusão do Bairro Novo Tempo e teve como público-alvo os pais e responsáveis pelas crianças assistidas pelo projeto, que tiveram a oportunidade de interagir, tirar dúvidas e compartilhar experiências.
Com o tema “Bullying” — um dos grandes desafios enfrentados atualmente por escolas, educadores, famílias e pela sociedade em geral —, a palestra abordou conceitos, formas de identificação e as consequências para vítimas e autores. Também foi destacada a responsabilidade da família no processo de prevenção, sendo passadas orientações sobre convivência respeitosa, empatia e o fortalecimento dos vínculos familiares, escolares e sociais.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa “valentão”. Trata-se de uma prática infelizmente comum entre crianças, jovens e adolescentes em ambientes escolares e de convivência social. Nesses cenários, um indivíduo ou grupo escolhe como alvo pessoas que, normalmente, estão em situação de vulnerabilidade ou não conseguem se defender — seja por timidez ou disparidade de força física. Desse modo, impõem-se repetidamente intimidações físicas ou verbais, muitas vezes vexatórias e humilhantes, que podem evoluir para agressões físicas, causando profundo sofrimento, dor e angústia.
Estas ações sociais, que são coordenadas pelo Centro de Formação da GCMV, além de esclarecer dúvidas e repassar orientações preventivas, visam fortalecer a aproximação da Instituição com a comunidade, promovendo a conscientização social e a prevenção à violência por meio da educação.