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Prefeitura de Varginha - MG
Secretarias / Departamentos
Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação – SETINF
Avaliar Informação
 
COMPETE À SECRETARIA MUNICIPAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO:
  • Planejar, coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas à tecnologia da informação, inovação e comunicações, no âmbito da estrutura administrativa municipal;
  • Disseminar e incentivar o uso da tecnologia da informação como instrumento estratégico de melhoria do desempenho institucional;
  • Promover, organizar e administrar a tecnologia da informação para os serviços dos órgãos municipais, obedecendo sempre à necessidade do usuário, bem como manter sistema efetivo de articulação com os demais órgãos municipais, auxiliando-os na otimização das suas atividades;
  • Supervisionar a execução dos projetos inerentes à tecnologia da informação, incluindo a execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Promover a adoção das boas práticas de governança da tecnologia da informação a serem adotadas pelo Município de Varginha, através de Instrução Normativa, implementação e administração da Política de Segurança da Informação do Município e do estabelecimento das normas de segurança da informação e dos recursos computacionais, observada a legislação;
  • Propor ao Chefe do Poder Executivo políticas, normas, procedimentos ou instrumentos congêneres relativos à tecnologia da informação;
  • Coordenar os projetos e os processos de desenvolvimento, aquisição e sustentação de sistemas de informação, na Prefeitura Municipal;
  • Promover a continuidade, disponibilidade, integração e evolução dos sistemas informatizados contratados;
  • Instruir os processos de compra de equipamentos, periféricos, eletrônicos, telefones, acessórios e contratação de serviços de informática do Município;
  • Priorizar as demandas de tecnologia e organizar a utilização dos equipamentos, com vistas a atender as necessidades da Administração Pública;
  • Acompanhar os custos relacionados com a tecnologia da informação, de forma que seu uso seja racional e eficaz;
  • Acompanhar a qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores, bem com o atendimento aos usuários;
  • Estudar as possibilidades e conveniências de aplicação do processamento sistemático de informações, priorizando os sistemas que apresentarem viabilidade;
  • Buscar iniciativas e recursos de tecnologia da informação que tragam benefícios ao Município;
  • Promover ações para o descarte correto de equipamentos, periféricos e eletrônicos;
  • Planejar e supervisionar a execução orçamentária das ações da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Propor medidas que visem à garantia das condições necessárias ao trabalho na área de tecnologia da informação;
  • Emitir pareceres sobre assuntos relacionados à área de tecnologia da informação e comunicações, quando requisitados pela Administração Municipal;
  • Promover atividades de prospecção tecnológica em busca de soluções que possam ser adotadas em benefício do Município;
  • Propor a inovação e atualização dos sistemas de informação utilizados pelo Município de Varginha;
  • Propor políticas de atualização tecnológica para o parque de equipamentos de tecnologia da informação;
  • Desenvolver, contratar e implantar sistemas de informação voltados às atividades da Administração Pública como um todo;
  • Propor a adoção de normas técnicas e procedimentos relativos à manutenção, instalação e configuração de software e hardware;
  • Gerir os sistemas de informação próprios ou de terceiros e demais recursos de informática, bem como relativo à transmissão de dados, voz e imagem do Município de Varginha;
  • Estabelecer mecanismos de permissão de acesso a partir de pontos externos e internos;
  • Desenvolver e aplicar normas técnicas e procedimentos relativos aos recursos de informática;
  • Estabelecer política de treinamento para os servidores municipais, de modo a otimizar a relação destes com os equipamentos, softwares específicos (automação e produtividade) e outras ferramentas que os auxiliem na otimização das atividades de sua competência;
  • Promover a guarda da mídia de softwares e dados pertencentes ao Município de Varginha;
  • Manter organizada e atualizada a biblioteca de mídia de softwares, bem como a promover a instalação de softwares nos equipamentos, não sendo admitida a instalação de produtos que não sejam originais e legalmente adquiridos, defendendo, assim, os direitos autorais (copyright) e demais leis reguladoras do uso e licença de softwares;
  • Desenvolver as políticas de segurança, propondo seu emprego para a Administração Municipal, utilizando sistemas de segurança, controle ou quaisquer outros mecanismos que julgar adequado, bem como realizar, quando necessária, a avaliação periódica do uso dos recursos de informática e redes do Município de Varginha;
  • Estabelecer e regulamentar a política de segurança e de acesso às informações, por quaisquer das vias conhecidas, seja Internet, Intranet ou outro modelo, criando regras e procedimentos de utilização;
  • Manter informações cadastrais, com os dados de todos os usuários autorizados, devendo zelar pela confidencialidade dos mesmos, sob pena de responsabilidades;
  • Controlar o acesso a salas/equipamentos sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Cadastrar e manter atualizada as contas e/ou e-mail de todos os usuários autorizados;
  • Não permitir que softwares licenciados para uso do Município de Varginha sejam copiados por terceiros ou instalados em computador não autorizado;
  • Rever os acessos de usuários que deixarem de ser servidores do Município de Varginha ou que assumirem novas funções, após receber comunicado do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal;
  • Buscar a padronização dos softwares (produtividade, navegador, correio eletrônico, antivírus e outras, mantendo-os continuamente atualizados), bem como fornecer orientação sobre o uso correto destes recursos;
  • Estabelecer, com atualização constante, os requisitos mínimos dos equipamentos de informática a serem adquiridos por qualquer meio de processo licitatório, orientando, ainda, o Departamento de Suprimentos, na qualificação destes equipamentos;
  • Desenvolver mecanismos com a finalidade de elaborar, em periodicidade a ser definida, cópias de segurança (backups) de todos os dados das atividades desenvolvidas pela Administração Municipal, nos servidores corporativos do Município de Varginha;
  • Implantar e manter disponível a infraestrutura de sistemas, equipamentos e segurança dos serviços de Internet, Intranet e Correio Eletrônico;
  • Preparar tecnicamente os ambientes e implementar soluções para as necessidades das áreas do Município que utilizam os serviços;
  • Monitorar o padrão de utilização dos serviços de Internet, Intranet e Correio Eletrônico, identificando condutas inapropriadas;
  • Realizar, através da própria Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, ou por meio de pessoa indicada por esta e devidamente capacitada para tal fim, auditorias internas nos equipamentos;
  • Acompanhar todas as licitações referentes à aquisição de softwares, hardwares, acessórios, periféricos e tecnologia da informação;
  • Administrar a capacidade de armazenamento e controle de informações;
  • Desenvolver outras atividades inerentes à tecnologia da informação.

DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Responsável: Júlio César Fais
Cargo: Gerente da Divisão de Tecnologia da Informação
E-mail: julio.fais@varginha.mg.gov.br
Telefone: (35) 3690-4003
Atribuições:
  • Administrar os recursos computacionais do parque de equipamentos de informática;
  • Manter o parque de equipamentos de informática em condições adequadas de funcionamento, garantindo seu desempenho operacional e sua pronta disponibilidade;
  • Estabelecer e monitorar indicadores de acompanhamento dos serviços e do uso dos recursos de infraestrutura;
  • Disponibilizar os serviços de suporte aos usuários Help Desk de segundo e terceiro níveis;
  • Administrar e manter o parque de comunicação e a rede local e de longa distância instalados no Município, garantindo plena disponibilidade dos recursos;
  • Administrar a rede corporativa de Intranet e Internet da Administração Municipal;
  • Controlar a utilização via remota do uso de softwares e hardwares, no âmbito da Administração Municipal;
  • Administrar e manter o cabeamento estruturado da rede local das unidades central e regional da Administração Municipal;
  • Atuar, em conjunto com a chefia imediata, nas questões de telefonia;
  • Propor, juntamente com o Secretário Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, as políticas de segurança voltadas à integridade dos dados e o plano de contingência;
  • Prover infraestrutura, apoio operacional e coordenar o processo de utilização dos recursos de hardware, software e de rede, no âmbito da Administração Municipal;
  • Prover o aparato tecnológico necessário ao desenvolvimento e instalação de equipamentos no Município;
  • Viabilizar soluções técnicas de telecomunicações no que tange a aplicações de dados e imagem;
  • Elaborar soluções de gerenciamento de serviços e ativos de rede;
  • Elaborar soluções e mecanismos de segurança física e lógica para comunicação de dados;
  • Atuar como responsável pela Central de Serviços e Atendimento de Chamados Técnicos, como ponto de contato para os usuários com demanda de suporte técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação do Município, responsabilizando-se por todos os acionamentos recebidos, desde o registro até o encerramento;
  • Primar pela satisfação do usuário e monitorar indicadores em relação ao atendimento prestado;
  • Gerar base de conhecimento dos atendimentos prestados e disseminar seu uso, internamente, na Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Treinar novos servidores integrantes da Gerência de Divisão da Tecnologia da Informação;
  • Registrar as demandas de serviços de suporte aos usuários e encaminhá-las aos devidos setores e Secretarias, bem como disponibilizar os serviços de suporte aos usuários, prestando atendimento de primeiro e segundo níveis de Help Desk, e acompanhar o acionamento até seu encerramento;
  • Ministrar treinamentos aos usuários em relação ao uso dos equipamentos de informática, novas ferramentas, padronização de configuração de equipamentos e administração dos servidores de dados em geral, bem como os servidores de correio eletrônico institucional;
  • Gerenciar o monitoramento e documentação da rede de informática da Administração Municipal;
  • Gerenciar conexões wireless e cabeadas das redes estruturadas de todo parque tecnológico da Prefeitura Municipal;
  • Gerenciar ativos de rede (Roteadores, Access Points e Switchs gerenciáveis);
  • Prestar atendimentos externos de suporte a rede de dados;
  • Gerenciar os e-mails institucionais;
  • Gerenciar usuários do site da Prefeitura Municipal de Varginha, bem como promover a administração organizacional do Portal da Prefeitura;
  • Administrar a abertura de chamado com as empresas terceirizadas e acompanhar as manutenções até sua conclusão;
  • Gerenciar o aplicativo de chamado (Helpdesk) e o aplicativo próprio de gestão de ativos;
  • Propor medidas de otimização da rede e dos equipamentos de informática da Administração Municipal;
  • Gerenciar a rede da área de informática, envolvendo a elaboração de projetos de implementação e integração de sistemas;
  • Gerenciar e coordenar os trabalhos de sua equipe, cuidando da avaliação e identificação de soluções tecnológicas;
  • Pesquisar e avaliar tendências de Tecnologia da Informação em conformidade com a política de Tecnologia de Informação da Administração Municipal;
  • Definir e atualizar as ferramentas de uso – softwares - e oferecer suportes técnicos;
  • Coordenar, orientar e supervisionar as atividades dos órgãos e servidores subordinados, levando ao conhecimento de sua chefia imediata as irregularidades ocorridas no âmbito do serviço público, bem como executar outras atribuições correlatas ao cargo, de igual nível de complexidade e responsabilidade, ou que lhe forem delegadas pelo Secretário.

SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Responsável:  Renan Henrique da Silva Santos
Cargo: Supervisor do Serviço de Tecnologia da Informação
E-mail: renan.henrique@varginha.mg.gov.br
Telefone: (35) 3690-1804
Atribuições:
  • Executar as atividades administrativas e financeiras, no âmbito da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Participar, orientar e avaliar a execução físico-financeira do orçamento anual da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Supervisionar, ter sob a guarda e controlar a movimentação de bens móveis da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Obter e tratar dados e informações sobre recursos humanos, materiais, patrimoniais, contratos, instrumentos financeiros e orçamentários;
  • Definir a programação de compras de materiais de escritório da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Acompanhar e executar os serviços de suporte administrativo e telefonia;
  • Executar as atividades de requisição, recepção, guarda, distribuição e controle do estoque e do material de consumo;
  • Receber e manter controle do material permanente;
  • Providenciar a execução das atividades de serviços gerais, de manutenção de instalações e de equipamentos instalados nas dependências da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Executar as atividades relacionadas à administração de recursos humanos lotados e em exercício na Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Acompanhar as emissões de ordem de pagamento e o vencimento de contratos, convênios e outros ajustes, nos quais a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação seja
  • parte ou interveniente;
  • Solicitar e acompanhar a concessão, pagamentos e prestação de contas de diárias de viagens e passagens;
  • Administrar e gerenciar a tramitação de processos administrativos internos;
  • Realizar pesquisas de preços no mercado, para aquisições e/ou contratações da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Manter o painel de contratos atualizado, para acompanhamento pelos gestores do andamento dos processos licitatórios, bem como realizar pesquisas de preços no mercado, para aquisições e/ou contratações da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Desenvolver outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.

 
Seta
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