30 JAN 2023
Varginha está credenciada para avaliação e dispensação da PrEP, através do SAE-serviço de assistência especializada.
Para acessar a PrEP, a pessoa interessada deve conversar com profissional de saúde para fazer uma avaliação inicial que vai considerar o seu estilo de vida pessoal, os riscos potenciais de exposição à infecção pelo HIV e a própria motivação individual para iniciar e seguir com o tratamento.
O SAE / CTA de Varginha funciona na Policlínica Central, onde os cadastros e exames serão feitos para posterior entrega da medicação.

Com a atualização do PCDT, adolescentes acima de 15 anos de idade podem acessar os serviços de saúde para avaliação, orientação e consulta de PrEP, sem a necessidade de presença ou autorização de pais ou responsáveis. Também é garantido o direito à privacidade e ao sigilo, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente.
O PCDT segue indicando que as populações-chave (parceiro negativo de alguém soropositivo, gays, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e profissionais do sexo) têm recomendação prioritária no acesso à PrEP.

“A PrEP se torna mais uma ferramenta que temos na prevenção combinada, contra o HIV. Agora de acesso mais fácil para os nossos grupos prioritários .” ( Luiz Carlos coelho)