26 DEZ 2022
Fundação Cultural lança calendário 2023 que comemora 95 anos do Theatro Capitólio
Dentre as iniciativas que integram a comemoração de aniversário de 95 anos do Theatro Municipal Capitólio, a Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, lançou na última semana o Calendário 2023.

De acordo com o diretor-superintendente, Marquinho Benfica, o objetivo do calendário é mostrar algumas apresentações que marcaram a história do Theatro Capitólio neste quase um século de existência. “Todas elas ficaram marcadas no coração das pessoas que puderam assisti-las presencialmente, sendo que algumas ficarão registradas no calendário do ano de 2023”.

Dentre as apresentações estão a da reinauguração do Theatro com os músicos Rommel Fernandes, Pablo Rossi e Robert Ring, em outubro de 2022; do Ballet da Bielorrússia, em maio de 2000; do espetáculo Because, em abril de 2018; do 5º Minas Dance Festival, em agosto de 2014, entre outras.

A distribuição dos calendários foi dirigida a órgãos públicos, autoridades, mídia e parceiros da Fundação Cultural. Há alguns exemplares disponíveis para a população que poderão ser retirados a partir desta segunda-feira (26/12), na antiga Estação Ferroviária de Varginha (Praça Matheus Tavares, 121 – Centro). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

95 anos do Theatro Capitólio

Além do calendário que foi lançado na última semana, a Fundação Cultural realizou outras ações para marcar a comemoração dos 95 anos do Theatro Capitólio. A própria reinauguração, que aconteceu em 09 de outubro de 2022, foi uma delas. Em parceria com a EPTV foi realizada a apresentação dos músicos Rommel Fernandes, Pablo Rossi e Robert Ring. Todos os que assistiram o concerto receberam um chaveiro comemorativo.

Foi realizada ainda a exposição “Mãos à obra: exposição fotográfica”, em homenagem aos trabalhadores que atuaram na revitalização do Theatro Capitólio em 2021 e 2022.

Houve o lançamento do livro “Theatro Capitólio de Varginha (MG): do objeto ao símbolo”, de autoria do historiador José Roberto Sales. Foram impressos 300 exemplares e a obra também foi disponibilizada no site da Fundação Cultural para download gratuito.

No início de 2023, será lançada uma coleção de cartões-postais com fotos históricas do Theatro Capitólio.