02 MAI 2022
Prefeitura de Varginha investe no transporte coletivo, mas enfrenta onda de vandalismo

A população de Varginha tem recebido a atenção especial da Prefeitura quando o assunto é transporte coletivo urbano. Exemplos das decisões da Administração Municipal foi a recente aprovação da ajuda de custo para a Autotrans – empresa responsável pelo transporte coletivo urbano – que impediu o repasse dos gastos para os usuários, ou seja, não teve o aumento da passagem de ônibus medida adotada por muitos municípios, inclusive na região. O prefeito em exercídio Leonardo Ciacci ressalta que a Administração está atenta às demandas do Transporte Coletivo Urbano e sensível à situação econômica das pessoas toma medidas para amenizar mais impactos financeiros às famílias varginhenses.

A Prefeitura também está recuperando diversos abrigos de ônibus em diferentes regiões. Entre os locais beneficiados estão toda a extensão da Av. dos Imigrantes (em frente ao Cefet, na Vargem), Jardim das Oliveiras, av. Celina Ferreira Ottoni (em frente a Unifal) e também no Bairro Jardim Bounganville. Na próxima semana terá a manutenção do abrigo também em frente ao novo Fórum, no Bairro Belo Horizonte.

De acordo com o chefe da Divisão de Transporte, Gledston Cardoso, “no próximo dia 5, haverá licitação para a aquisição de mais novos 20 abrigos para beneficiar a população que utiliza o transporte coletivo urbano em diversas regiões de Varginha”. Gledston também enfatiza que os horários e lotação dos coletivos estão sendo acompanhados pelo Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, buscando sempre a melhoria dessa prestação de serviços e em atenção às reclamações e sugestão dos usuários.

Mas, em contrapartida, a própria população sofre com a ação de vândalos. Só nos últimos meses foram registrados danos no ponto central localizado na Praça Getúlio Vargas. O local, recém-inaugurado já teve vidros quebrados e até pichação. “O último vandalismo foi registrado na noite da última quinta-feira, 28, quando mais um vidro foi danificado”, conta Gledston.

O vandalismo se estende a ônibus que foram apedrejados na região do Bairro Carvalhos. A Prefeitura alerta que todo vandalismo é prejudicial para a própria população que utiliza o transporte coletivo urbano, pois a Administração entregou para o público um abrigo central novo com arquitetura moderna e com a ação de vândalos usa um ponto danificado, sem contar que nos casos de apedrejamento poderá sofrer com atrasos nos horários e outras consequências.