12 JAN 2010
UPA 24h em Varginha

UPA-24 HORAS EM VARGINHA

Já está em fase avançada o processo de instalação e operacionalização da UPA-24 horas no município de Varginha. O governo Federal, através do Ministério da Saúde e Governo Estadual autorizaram a construção de uma Unidade de Porte III no município. Esta unidade tem capacidade para atender até 450 pacientes por dia, com 06 médicos de plantão (Clínicos e pediatras).

A Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24h, é uma estrutura não-hospitalar, de complexidade intermediária voltada para o atendimento de urgência e emergência. Podem receber pacientes com quadros agudos de natureza clínica ou crônico agudizados, prestando um atendimento resolutivo e qualificado; e também pacientes de natureza cirúrgica e de trauma, que geralmente são os mais graves, prestando primeiro atendimento, estabilizando, realizando o diagnóstico inicial e definindo ou não a necessidade de encaminhamento para os hospitais de referência.

Ou seja, a UPA-24h presta assistência emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Ela atende demandas da população e está integrada ao SAMU-192, à rede básica e ao Programa Saúde da Família. Quando chegam, os pacientes são avaliados. Eles podem ser liberados, permanecer em observação por até 24 horas ou ser removidos para um hospital.

Dentre as principais vantagens da UPA, destacam-se o importante potencial de resposta à enorme demanda dirigida ao serviço de urgência; o papel direcionador e ordenador do fluxo de urgências; o desenvolvimento de ações de saúde; o trabalho da equipe interdisciplinar acolhendo e intervindo na condição clínica do cliente; A continuidade do tratamento; o impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo da população; a descentralização do atendimento de pacientes com quadros agudos de média complexidade; a função de retaguarda dos serviços de saúde; o papel de integração das respostas às demandas da população, especialmente à noite e finais de semana, período em que os postos de saúde estão fechados; a diminuição da sobrecarga das urgências dos hospitais de maior complexidade; servir de entreposto para estabilizar os pacientes atendidos pelo SAMU-192 e Corpo de Bombeiros.

A UPA 24h beneficiará diretamente a população, reduzindo filas e o tempo de espera dos pacientes, melhorando significativamente o atendimento de urgência e emergência.