13 JAN 2010
Projeto Cidades Culturais começa na próxima segunda-feira

Profissionalizar a gestão cultural e turística, e criar um banco de dados acessível a todos sobre a identidade de Varginha e do Sul de Minas. São os principais objetivos do Projeto Cidades Culturais, que começa segunda-feira (18). Varginha será a primeira cidade brasileira a receber o projeto, realizado pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Ministério da Cultura. De 18 a 23 de janeiro será ministrado curso de capacitação de agentes culturais na sede do Propac (rua da Maçonaria, Vila Bueno). O curso terá três eixos: marketing para projetos e ações culturais, desenvolvimento e sustentabilidade e empreendedorismo cultural. Vai capacitar os agentes municipais de cultura, que serão instruídos e estimulados a empreender e promover a história da comunidade e a articulação e a formatação de parcerias públicas e privadas em prol do desenvolvimento sustentável e da valorização do acervo historiográfico e cultural.

No dia 23 de fevereiro haverá o lançamento oficial do projeto, com a presença do ministro da Cultura Juca Fereira. “O vice-prefeito de Porto Alegre também estará presente, pois ele quer que a cidade seja a segunda a receber o projeto Cidades Culturais”, explica a diretora-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Paula Andréa Direne Ribeiro.

Para o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, é uma conquista muito importante para Varginha, pois a cidade é a primeira no país a receber este projeto de profissionalização da gestão cultural. “Nossa posse como tesoureiro da Associação Brasileira de Municípios foi decisiva para conseguirmos a realização deste projeto. Os frutos serão colhidos em um futuro breve, tanto para o resgate da nossa cultura, quanto para o incremento do turismo em Varginha”.

Será realizado um documentário sobre a cidade, que será um inventário artístico, cultural e histórico, ressaltando os bens materiais e imateriais associados às tradições, à religiosidade, à memória oral e às demais expressões culturais de Varginha e região. O documentário terá entre 8 e 10 minutos e será produzido pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis).

Conteúdo do curso

Turismo Cultural e Marketing: A relação entre turismo e cultura; Conceituação e características do turismo cultural; O patrimônio cultural; O destino turístico cultural. Ordenamento e Estruturação. Recursos turísticos; Conceito de produto turístico; o produto cultural, a oferta e a demanda. O inventário de recursos turísticos; Rotas, Roteiros e Circuitos Turísticos. A interpretação do patrimônio; O plano de interpretação: componentes e fases. Gestão e Planejamento: Os agentes dos destinos turísticos culturais: os turistas, os moradores, os gestores e demais atores da cadeia produtivas do turismo e da cultura. Planejamento Estratégico; Integração e cooperação. Marketing e promoção; Comercialização; Distribuição. Plano de Marketing: Como apresentar o Projeto Cultural, as diretrizes da Administração da Cultura, o Plano Estratégico referente e Captação de aos projetos culturais, suas ações específicas e práticas. Formas de Financiamento de projetos culturais (com enfoque no turismo); A importância das relações jurídicas – negociais entre todos os envolvidos na execução de um projeto cultural; Orientações básicas sobre propriedade intelectual; Utilização de casos práticos e inserção dos particulares no ambiente de projeto de turísmo cultural.