12 JAN 2011
Maternidade do Hospital Regional do Sul de Minas ganha nova recepção e consultórios
Prefeitura investiu cerca de R$ 95 mil nas obras de reforma e ampliação que vão oferecer melhor atendimento às gestantes e mães. Em 2009 e 2010, o prefeito “Corujinha” aplicou mais de R$ 10 milhões no HRSM.

As obras de reforma e ampliação da maternidade do Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM) foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (10). Com o apoio da prefeitura do município de Varginha, a maternidade passou por mudanças na estrutura física e investiu em pessoal com o objetivo de melhorar o atendimento. Os investimentos da administração pública chegam a R$ 95 mil. Na solenidade de inauguração esteve presente o prefeito do município de Varginha Eduardo Carvalho “Corujinha”.
São quase 58 anos de existência. A maternidade do HRSM foi inaugurada em 31 de março de 1953 com o objetivo de suprir à necessidade de atendimento materno/infantil.
Com o passar dos anos, juntamente com o desenvolvimento da cidade de Varginha, a maternidade torna-se referência para a região. Sucesso, perseverança, dedicação e pioneirismo são palavras que estão presentes na história do HRSM que se tornou uma instituição de assistência à saúde que visa oferecer aos seus pacientes um atendimento humanizado que prima pelo vínculo de amizade, respeito e confiança.
O hospital tem como missão promover a saúde, dentro dos padrões técnico-científicos de qualidade, segurança e respeito ao ser humano.
Hoje, a maternidade do HRSM possui corpo clínico com cerca 35 médicos e o quadro de colaboradores composto por 45 pessoas com atendimento em ginecologia, obstetrícia, ambulatório e cirurgia. Além, do atendimento de urgência e emergência obstétricas. Sua estrutura possui 38 leitos.
O Hospital Regional do Sul de Minas segue as diretrizes do Ministério da Saúde, no que se refere aos primeiros atendimentos ao recém-nascido, com a inclusão do Teste do Pezinho, Teste da Orelhinha e primeiras doses de imunização para os bebês nascidos na maternidade. O hospital também possui o Banco de Leite Humano criado pela prefeitura em 2002.

Nos dois primeiros anos da administração do prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, já foi investido aproximadamente R$ 11 milhões.

Solenidade de inauguração – O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” em seu pronunciamento afirmou que a saúde é e será sempre prioridade do governo. “Iniciamos o ano de 2011 com excelentes notícias, e muitas delas, pautadas na área de saúde” destacou “Corujinha”. O prefeito destaca “este hospital que é regional tem nossa assistência porque sabemos da importância de mantê-lo como referência em atendimento de qualidade para os pacientes desta cidade e das cidades vizinhas, e sermos referência nos orgulha e motiva dia-a-dia a buscarmos o melhor para o atendimento em saúde”.
“Corujinha” ressaltou que o apoio entre o município, envolvendo o poder executivo e legislativo, estado e governo federal fortalece as ações em prol do HRSM e a atual gestão prima pela parceria para garantir o adequado funcionamento da instituição de saúde e, conseqüentemente, a oferta de atendimento com qualidade.
Durante a inauguração, a prefeitura do município de Varginha registrou o agradecimento à diretoria do Hospital Regional do Sul de Minas, aos profissionais de saúde, servidores públicos e colaboradores que se esforçam diariamente para oferecer atendimento de qualidade aos cidadãos varginhenses e da região, e também, por colaborarem para a concretização das obras na maternidade.
Após os discursos, o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” juntamente com o gerente regional de Saúde Mário Carvalho Terra, o secretário municipal de Saúde Fausto Geraldeli Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Varginha Verdi Lúcio Melo, o presidente do conselho diretor do Hospital Regional do Sul de Minas Domingos Tavares da Silva, o diretor administrativo do Hospital Regional do Sul de Minas Paulo Roberto Magalhães Swerts e o diretor financeiro do Hospital Regional do Sul de Minas Ítalo Denelle Venturelli descerraram a placa inaugural.