21 JAN 2011
Secretaria de Turismo atualiza Inventario de Oferta Turística

A Secretaria Municipal de Turismo e Comércio está atualizando o Inventário de Oferta Turística de Varginha por meio de um formulário que segue a metodologia proposta pelo Ministério do Turismo.

O Inventário  pode ser entendido como o resultado do levantamento, da identificação e do registro dos atrativos, dos serviços e dos equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao segmento. Tem a finalidade de servir como instrumento solidificador das informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística como a participação do município no Circuito Turístico, e recentemente no programa ICMS Turístico, no qual, a prefeitura para participar reativou o Conselho Municipal de Turismo, criou a Política Municipal de Turismo e a Campanha de Conscientização Turística, dentre outros projetos exigidos pelo comitê formado para avaliar as cidades do estado de Minas Gerais.

O Inventário  tem como  objetivo:

·identificar  características  e  fatores que  determinam  as  motivações   de  viagem;

·dimensionar  a  oferta  de  serviços equipamentos  e  infra-estrutura  disponíveis, para o processo de ocupação turística do território;

·diagnosticar  deficiências  e  pontos  críticos  entre  a  oferta  e  a  demanda turística existente;

·permitir  a  previsão  do  comportamento  do  mercado  em  função da

análise de tendências;

·direcionar  os  programas  de  ação  para  o  planejamento  estratégico  do desenvolvimento do setor;

·analisar  o  efeito  multiplicador  do  turismo  no  cenário  isonômico  do município;

·organizar  o  setor  de  turismo  na  estrutura  administrativa  do  setor  público;

·hierarquizar  e  priorizar  os  atrativos e  conjuntos existentes para  sua utilização otimizada e ordenada;

·servir  como  fonte  de  pesquisa  e  consulta  aos  empresários,  aos  estudantes  e  à comunidade  em  geral,  interessados  na  atividade  turística  do município.

O coordenador do Projeto e funcionário da Prefeitura de Varginha Glaiber Piva conta que há vários trabalhos sendo desenvolvidos na área do turismo, como o projeto da Redetur que esta em sua fase final, na distribuição de catálogos no comércio, em bares restaurantes e hotéis certificados, que são os pontos de primeiro impacto, os quais os turistas procuram primeiramente, e também o projeto de Conscientização Turística, que se desenvolve em uma palestra de conscientização e distribuição de cartilhas para os adolescentes que cursam o nono ano das escolas de ensino  municipal, particular e estadual.

Outra grande importância do inventario, é servir de base de informações para a criação do projeto. O coordenador destaca a motivação da secretaria em criar o “Alô Turismo” onde através de uma ligação o turista vai estar totalmente informado sobre os locais de lazer e diversão do município. “ Todos esses projetos estão dependentes do inventario para se consolidarem”, ressaltou Glaiber.