27 JAN 2011
Prefeito de Varginha assume presidência de Consórcio de Saúde
O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha”(PT), foi nomeado nesta terça-feira, 25 de janeiro, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde que cuidará do gerenciamento dos serviços de atendimento de urgência e das ações de educação permanente em urgência e emergência (Cisgem). Entre outras atividades, o consórcio será responsável pelo Projeto SAMU – 192. A escolha aconteceu no auditório da Policlínica Central de Varginha durante reunião do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) e dos prefeitos dos municípios que compõem o consórcio.

Segundo “Corujinha”, além do atendimento de qualidade, um dos objetivos é que o projeto receba uma das melhores avaliações do Governo do Estado. Além do presidente, o consórcio escolheu a diretoria executiva, que terá como função acelerar o processo de implementação. “Nós trabalhamos muito para que o projeto fosse aprovado de forma rápida e pretendemos oferecer o melhor atendimento de urgência do Sul de Minas”, ressalta o prefeito.

As ambulâncias já foram liberadas pelo Ministério da Saúde e a Central de Regulação das ambulâncias em Varginha já está sendo finalizada. Outras seis bases serão estrategicamente distribuídas entre municípios da região, como Lavras e São Lourenço.

As bases devem ter posicionamento estratégico para que os veículos possam chegar com rapidez para executar o atendimento de urgência num raio de 60 km. Entre as 16 ambulâncias, três são de Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel), 12 de suporte básico e uma de reserva, caso algum veículo esteja em revisão ou apresente algum defeito técnico.